“Olha bem à tua volta. Há mais gente como tu!” é o convite que sobressai no cartaz da 47.ª Semana de Oração pelas Vocações, que vai decorrer entre 18 e 25 de Abril.
O grafismo destaca também um endereço da rede social do Facebook que pede aos leitores para descrever como descobriram a sua vocação.
A página inclui vídeos com depoimentos de jovens, a mensagem do Papa para esta Semana, a oração “Rezar para testemunhar” e os contactos dos Secretariados Diocesanos da Pastoral das Vocações, entre outros conteúdos.
A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios mantém igualmente a presença no site “MySpace”.
O tema escolhido para este ano – “O testemunho suscita vocações” – sublinha que o exemplo dos padres é fundamental para obter respostas afirmativas ao chamamento que Deus faz à vida sacerdotal e consagrada.
Na mensagem que escreveu para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações – 25 de Abril – Bento XVI salienta que a “amizade com Cristo”, que se expressa e alimenta da oração, deve ser o testemunho prioritário.
O Papa sublinha que os padres devem dedicar totalmente a vida a Deus, dado que esse exemplo é fonte de atracção: “A história de cada vocação cruza-se quase sempre com o testemunho de um sacerdote que vive jubilosamente a doação de si mesmo aos irmãos por amor do Reino dos Céus”.
“Os jovens – avisa Bento XVI – se virem os sacerdotes isolados e tristes, com certeza não se sentirão encorajados a seguir o seu exemplo. Levados a considerar que tal possa ser o futuro de um padre, vêem aumentar a sua hesitação.”
Pelo contrário, a fidelidade e o testemunho dos religiosos que se “deixam conquistar por Deus renunciando a si mesmos, continuam a suscitar no ânimo de muitos jovens o desejo de, por sua vez, seguirem Cristo para sempre, de modo generoso e total”, refere o Papa.
in ecclesia
Sem comentários:
Enviar um comentário