quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Parabens ao amigo Fernando Melo


Que este dia seja assim de muita alegria para ti e todos os que queres bem. que os teus desejos se realizem e muita felicidade para os teus.

beijos e abraços dos amigos(as) deste centro local.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Felicidades para o Joao Leao


Nesta nova fase da tua vida eclesial,deixamos as maiores felicidades para o nosso amigo João Leão que continue a ajudar o nosso grupo e toda a comunidade a desenvolver e a realizar coisas novas.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Atenção a hora vai mudar

Informamos que na noite de Sábado para Domingo entramos na Hora de Inverno.
Às duas horas da madrugada de Domingo, o relógio atrasa uma hora.
HORA DE INVERNO E VERÃO PARA 2008
Em conformidade com a legislação, a hora legal em Portugal continental:
A hora atrasa 60 minutos às 2 horas de tempo legal (1 hora UTC) do dia 26 de Outubro.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

VIDA DE SÃO PAULO

Como todos sabem este ano foi denominado de Ano Paulino, deixo aqui um resumo da vida de S.Paulo,para aqueles que a não conhecem.
Paulo nasceu entre o ano 5 e 10 da era cristã, em Tarso, capital da Cilícia, na Ásia Menor, cidade aberta às influências culturais e às trocas comerciais entre o Oriente e o Ocidente. Descende de uma família de judeus da diáspora, pertencente à tribo de Benjamim, que observava rigorosamente a religião dos seus pais, sem recusar os contactos com a vida e a cultura do Império Romano.
Os pais deram-lhe o nome de Saul (nome do primeiro rei dos judeus) e o apelido Paulo. O nome Saul passou para Saulo porque assim era este nome em grego. Mais tarde, a partir da sua primeira viagem missionária no mundo greco-romano, Paulo usa exclusivamente o sobrenome latino Paulus.
Recebeu a sua primeira educação religiosa em Tarso tendo por base o Pentateuco e a lei de Moisés. A partir do ano 25 d.C. vai para Jerusalém onde frequenta as aulas de Gamaliel, mestre de grande prestígio, aprofundando com ele o conhecimento do Pentateuco escrito e oral.
Aprende a falar e a escrever aramaico, hebraico, grego e latim. Pode falar publicamente em grego ao tribuno romano, em hebraico à multidão em Jerusalém (Act 21,37.40) e catequizar hebreus, gregos e romanos.
Paulo é chamado “o Apóstolo” por ter sido o maior anunciador do cristianismo depois de Cristo. Entre as grandes figuras do cristianismo nascente, a seguir a Cristo, Paulo é de facto a personalidade mais importante que conhecemos. É uma das pessoas mais interessantes e modernas de toda a literatura grega, e a sua Carta aos Coríntios é das obras mais significativas da humanidade.
Escreveu 13 cartas às igrejas por ele fundadas: cartas grandes: duas aos tessalonicenses; duas aos coríntios; aos gálatas; aos romanos. Da prisão: aos filipenses; bilhete a Filémon; aos colossenses; aos efésios. Pastorais: duas a Timóteo e uma a Tito.
Quando estava preso em Cesareia, Pau-lo apela para César e o governador Festo envia-o para Roma, aonde chegou na Primavera do ano 61. Viveu dois anos em Roma em prisão domiciliária. Sofreu o martírio no ano 67, no final do reinado de Nero, na Via Ostiense, a 5 quilómetros dos muros de Roma.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Ordenação do amigo João Luis..


Deixamos a lembrança de que no próximo dia 26 do corrente (Domingo) , será um grande dia para o amigo João Leão, pois irá prosseguir a sua caminhada , sendo ordenado Diácono,para continuar a servir a nossa paróquia,por agora........
A todos os que quiserem assistir ,será em Viseu pelas 16 horas na Sé.
Participem os que puderem................................................

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Oração pelas Vocações Vicentinas


Senhor, nós vos agradecemos porque nos chamastes a vos servir, fazendo parte da Sociedade de São Vicente de Paulo. Queremos vos pedir, Senhor, que outros irmãos sejam por Vós chamados a fazer parte da Família Vicentina e por todos o mundo preguemos o vosso amor, através da caridade. Que mais pessoas se conscientizem da importância do nosso trabalho, como fonte de salvação da própria alma, e juntos vos sirvamos como autênticos imitadores de Ozanam e São Vicente de Paulo, construindo um mundo onde haja mais fé, amor, justiça e solidariedade. Isto vos pedimos por Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

domingo, 12 de outubro de 2008

Noite Mariana em Travassós

Teve lugar na noite desde passado sabado, em Travassos -Orgens,um encontro mariano onde o nosso centro local participou a convite dos jovens de Travassós, por sinal fomos os primeiros a abrir o concerto na igreja de Orgens, também participou o coral da paróquia, o coral de tondelinha e os jovens de travassós , como anfitriões.
de dizer que a Igreja estava bem composta mesmo de paroquianos que estiveram a assistir e vibraram com o concerto.destenosso centro participaram,Ana Teresa,António Pacheco,Marina,Nélia, Jerome,Fernando,Andreia,Rafael,Ariana e Pedro.
De dizer que no final o balanço é positivo e saudar Travassós por esta bela iniciativa,ao qual ficamos gratos pelo convite.

sábado, 11 de outubro de 2008

Parabens Jerome,já és caloiro

Este é um grande dia para o nosso amigo JEROME,pois conseguiu um dos seus sonhos aentrada na universidade e no local onde mais desejava,Castelo Branco.
votos de felicidades para a nova etapa académica.
parabéns ,beijos e abraços para o nosso novo caloiro.....

Travassós acolhe encontro Mariano

Neste sabado decorre em Travassós -Viseu, um encontro mariano promovido pelo grupo local,que terá inicio por volta das 19h,em Orgens,mais uma vez com uma forte participação do nosso centro local.contamos os desenvovimentos amanhã.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

HINO DO EDUCADOR VICENTINO

Creio em mim e em você, creio na força da juventude, leio nos olhos dos pequeninos a esperança de um mundo melhor.
Há dois mil anos aqui andou, abençoou a força dos humildes, falou da paz, do amor maior, nos ensinou a amar e ter fé.

Ref.: MESTRE DOS MESTRES TU NOS CHAMASTE DE TODOS OS CANTOS PARA ENSINAR, TEMOS CERTEZA, TUA PRESENÇA EM NOSSO BARCO SEMPRE VAI BRILHAR! SEMPRE VAI BRILHAR E CONDUZIR! LIBERTAR!

2 - Ser vicentino é ser luz, ensinar como o Mestre Jesus, repetir gestos, levar o amor e trabalhar para um mundo melhor.
Sempre é Divino dar e receber, esta verdade o Pai nos deixou, vamos alegres para a missão, aos desprovidos carentes do saber.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Guarda: Escola de Ministérios Litúrgicos

Iniciou-se se no passadodia 4 de Outubro os Cursos de Música Sacra e Ministério de Leitor, na Escola de Ministérios Litúrgicos da Diocese da Guarda.
O Curso de Música Sacra tem como objectivo preparar os alunos em ordem ao desempenho dos ministérios da música na liturgia. Este curso tem a duração de três anos e é composto pelas seguintes disciplinas: formação geral (Disciplinas obrigatórias): liturgia, formação musical; praxis da música na liturgia. Formação especifica (opcional): ministério do salmista; ministério do organista.
O Curso de Ministério do Leitor pretende preparar os alunos em ordem ao desempenho do ministério de leitor na liturgia. Com a duração de um ano, este curso tem as seguintes disciplinas: Sagrada Escritura; Liturgia; Praxis da Leitura na Liturgia.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Faz também missão ao teu mais próximo

Aproveitando ,esta data ,podes fazer missão na sua localidade,certamente encontrarás alguem que precisa da sua mão amiga.
Outubro quer fazer da acção missionária uma «urgência e prioridade»
A Igreja Católica dedica no mês de Outubro uma particular atenção ao mundo missionário, desenvolvento nas suas comunidades uma série de actividades destinadas a promover a Missão como “urgência e prioridade»
Particularmente importante é o terceiro Domingo deste mês, em que se celebrará o 82º Dia Mundial das Missões, este ano sob o lema “Servos e apóstolos de Jesus Cristo", escolhido por Bento XVI.
O Papa aproveita a sua mensagem para o Dia Mundial das Missões 2008 para lançar um olhar preocupado sobre o panorama internacional: “Se por um lado mostra um grande desenvolvimento económico e social, por outro oferece-nos fortes preocupações sobre o futuro do próprio homem”.
Entre os males de hoje, aponta a violência; a pobreza; a discriminação e as perseguições por motivos raciais, culturais e religiosos; o progresso tecnológico, com fins diferentes da dignidade humana e o bem do homem; o uso indiscriminado de recursos.
Neste 82.º Dia Mundial das Missões, o Papa lembra que "o mandato missionário continua a ser uma prioridade absoluta para todos os baptizados, chamados a ser «servos e apóstolos de Cristo» neste início de milénio”.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Parabêns à nossa amiga Vanessa!!


Vimos desejar os parabêns à nossa amiga e colega Vanessa que neste dia 1 de Outubro faz 21 aninhos.. Que Vicente e Maria a ajudem na sua caminhada na faculdade e em toda a sua vida.beijinhos!!