sábado, 27 de fevereiro de 2010

Parabens para a amiga Silvia

Parabéns, muitas felicidades e que este dia tenha sido muito animado e com muita alegria, beijinhos dos elementos docentro local .

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Jornada Diocesana da Juventude 2010

Todos os anos o Santo Padre convida os jovens a celebrar a Jornada Mundial da Juventude em Domingo de Ramos. Na nossa Diocese de Viseu, temos vindo a propor que este dia seja preparado por uma caminhada que vai desde a Quarta-feira de Cinzas até àquele dia. Chamamos a esta caminhada de "Jornada Diocesana da Juventude". Como no ano passado, propomos um subsídio que se encontra disponível no apontador abaixo disponibilizado.
Propondo um dinamismo de caminhada progressivo, este ano, para além, do subsídio que os grupos de jovens utilizarão como considerarem mais conveniente, propomos a atitude de ir ao encontro dos outros grupos de jovens da mesma Zona Pastoral. Como é que se pode fazer isso?
1. Acolhendo a Cruz onde está sintetizado o tema que o Papa Bento XVI propõe aos jovens para esta ano: «Bom Mestre, que devo fazer para ter em herança a vida eterna?» (Mc 10,17). Para isso, o animador do grupo contactará o Coordenador da Pastoral da Juventude da própria Zona Pastoral, que está a orientar o percurso da Cruz. Para acolher essa cruz, o guião abaixo propõe uma pequena oração, ou então uma vigília. Poderá ser também acolhida e utilizada na celebração da Via-Sacra. Ao acolhê-la o grupo é convidado a gravar lá o seu nome ou então a designação da sua paróquia.
2. Comunicando-se e dando-se a conhecer através dos novos meios que estão à disposição na Internet. Seria bom que todos os grupos se inscrevessem no directório do portal www.mergulha.org através deste formulário.
3. Participando na celebração da Eucaristia da sua própria paróquia no Domingo de Ramos;
4. Encontrando-se com outros grupos de jovens da sua Zona Pastoral. O encontro de grupos de jovens da Zona Pastoral irá acontecer no dia e hora mais conveniente, à volta deste dia. Os coordenadores de cada zona já estão a organizar com alguns animadores esse encontro. Os animadores que ainda não estão integrados poderão contactar os coordenadores da sua Zona Pastoral aqui.
Guião para a Jornada Diocesana da Juventude 2010: descarregar PDF.
Mais subsídios para a animação da caminhada em http://7passos.blogspot.com e nos recursos do ano passado.
(Se os links não funcionam bem, lê esta mensagem em www.mergulha.org)
padretojo

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

1º Domingo da Quaresma

No início da Quaresma, a Palavra de Deus apela a repensar as nossas opções de vida e a tomar consciência dessas “tentações” que nos impedem de renascer para a vida nova, para a vida de Deus.
A primeira leitura convida-nos a eliminar os falsos deuses em quem às vezes apostamos tudo e a fazer de Deus a nossa referência fundamental. Alerta-nos, na mesma lógica, contra a tentação do orgulho e da auto-suficiência, que nos levam a caminhos de egoísmo e de desumanidade, de desgraça e de morte.
O Evangelho apresenta-nos uma catequese sobre as opções de Jesus. Lucas sugere que Jesus recusou radicalmente um caminho de materialismo, de poder, de êxito fácil, pois o plano de Deus não passava pelo egoísmo, mas pela partilha; não passava pelo autoritarismo, mas pelo serviço; não passava por manifestações espectaculares que impressionam as massas, mas por uma proposta de vida plena, apresentada com simplicidade e amor. É claro que é esse caminho que é sugerido aos que seguem Jesus.
A segunda leitura convida-nos a prescindir de uma atitude arrogante e auto-suficiente em relação à salvação que Deus nos oferece: a salvação não é uma conquista nossa, mas um dom gratuito de Deus. É preciso, pois, “converter-se” a Jesus, isto é, reconhecê-l’O como o “Senhor” e acolher no coração a salvação que, em Jesus, Deus nos propõe.
in cep

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Passo a rezar

Projecto inédito combina oração, mobilidade e tecnologia
Nas primeiras doze horas, site teve 30 mil páginas vistas. Ficheiros em mp3 querem chegar às pessoas «que julgam que não têm fé»
“Que este Deus que é próximo se faça realmente próximo”: este o principal objectivo do site passo-a-rezar.net, que foi apresentado esta Quarta-feira em conferência de imprensa, em Lisboa.
“Os números são absolutamente impressionantes: entre ontem à noite e hoje de manhã tivemos cerca de 30 mil páginas vistas”, referiu o jesuíta Francisco Martins ao pronunciar-se sobre o número de acessos nas primeiras doze horas.
O impacto do projecto, comprovado por notícias em diversos meios de comunicação social e pela presença, durante o encontro, de duas estações de televisão nacionais, superou as expectativas.
Esta “potencialidade mediática” é explicada pelo aparecimento de uma “forma nova” de rezar. “A ideia – explicou o religioso – tenta conciliar a oração pessoal com as novas tecnologias”, respondendo a uma “vida urbana contemporânea” marcada pela “mobilidade”. “Deus não está só nas igrejas”, assinalou Francisco Martins. “O lugar sagrado é o espaço que habitamos”.
in ecclesia

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Quarta-feira de cinzas

O primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ( que não são incluídos na Quaresma); ela ocorre quarenta e seis dias antes da Sexta-feira Santa contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março.
Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside à cerimónia. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la.

in Wikipédia

Qual o significado da quaresma?

É o período de jejum e arrependimento tradicionalmente observado pelos católicos e algumas denominações protestantes, em preparação para a páscoa. A duração do jejum da quaresma foi estabelecida no século IV, como de 40 dias. Durante este período, os participantes comem muito pouco, ou simplesmente deixam de comer algum tipo de comida ou deixam de praticar alguma ação habitual. A quarta-feira de cinzas e a quaresma iniciaram como uma forma de os católicos lembrarem-se do arrependimento de seus pecados, de forma parecida com as pessoas no Velho Testamento, que se arrependeram em panos de saco, cinzas e jejum (Ester 4:1-3; Jeremias 6:26; Daniel 9:3; Mateus 11:21).
Contudo, através dos séculos, valores muito mais “sacramentais” foram se desenvolvendo. Muitos católicos entendem que, deixar de fazer algo na quaresma é uma maneira de ganhar a bênção de Deus. A Bíblia não ensina que tais atos alcancem qualquer mérito junto a Deus (Isaías 64:6). De fato, o Novo Testamento nos ensina que nossos atos de jejum e arrependimento devem ser praticados de forma que não atraiam atenções sobre nós: “E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente” (Mateus 6:16-18).
O jejum é algo bom quando feito sob a ótica bíblica. É bom e agradável a Deus quando abandonamos hábitos e práticas pecaminosas. Não há absolutamente nada errado em guardar um tempo no qual vamos nos concentrar apenas na morte e ressurreição de Jesus. Entretanto, estas “práticas” são coisas que devemos fazer todos os dias do ano, não apenas nos 40 dias entre a quarta-feira de cinzas e a páscoa. Se você se sente movido por Deus para observar a quaresma, seja livre para fazê-lo. Mas certifique-se de que irá se concentrar em seu arrependimento dos pecados e consagração a Deus, não em tentar ganhar de Deus favor ou aumentar o Seu amor por você!
in Questions.org

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Bom carnaval 2010

Dia de São Valentim

O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim, como é conhecido em outros países, é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo é comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. Em Portugal também acontecia o mesmo até há poucos anos, mas actualmente é mais comum a data ser celebrada a 14 de Fevereiro.A Igreja Católica reconhece três santos com o nome Valentim, mas o santo dos namorados parece ter vivido no século III da nossa era, em Roma, tendo morrido como mártir em 270. Em 496, o papa Gelásio reservou o dia 14 de Fevereiro ao culto de S. Valentim.
Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II. Cláudio queria constituir um exército romano grande e forte; não conseguindo levar muitos romanos a alistarem-se, acreditou que tal sucedia porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra. E a solução que encontrou, foi proibir os casamentos dos jovens! Valentim ter-se-á revoltado contra a ordem imperial e, ajudado por S. Mário, terá casado muitos pares em segredo. Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro.
A lenda tem ainda algumas variantes que acrescentam pormenores a esta história. Segundo uma delas, enquanto estava na prisão Valentim era visitado pela filha do seu guarda, com quem mantinha longas conversas e de quem se tornou amigo. No dia da sua morte, ter-lhe-á deixado um bilhete dizendo «Do teu Valentim».

6º Domingo do Tempo Comum

A Palavra de Deus que nos é proposta neste domingo leva-nos a reflectir sobre o protagonismo que Deus e as suas propostas têm na nossa existência.
A primeira leitura põe frente a frente a auto-suficiência daqueles que prescindem de Deus e escolhem viver à margem das suas propostas, com a atitude dos que escolhem confiar em Deus e entregar-se nas suas mãos. O profeta Jeremias avisa que prescindir de Deus é percorrer um caminho de morte e renunciar à felicidade e à vida plenas.
O Evangelho proclama “felizes” esses que constroem a sua vida à luz dos valores propostos por Deus e infelizes os que preferem o egoísmo, o orgulho e a auto-suficiência. Sugere que os preferidos de Deus são os que vivem na simplicidade, na humildade e na debilidade, mesmo que, à luz dos critérios do mundo, eles sejam desgraçados, marginais, incapazes de fazer ouvir a sua voz diante do trono dos poderosos que presidem aos destinos do mundo.
A segunda leitura, falando da nossa ressurreição – consequência da ressurreição de Cristo –, sugere que a nossa vida não pode ser lida exclusivamente à luz dos critérios deste mundo: ela atinge o seu sentido pleno e total quando, pela ressurreição, desabrocharmos para o Homem Novo. Ora, isso só acontecerá se não nos conformarmos com a lógica deste mundo, mas apontarmos a nossa existência para Deus e para a vida plena que Ele tem para nós.

in CEP

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Cristãos de Viseu irão ao encontro de Bento XVI em Fátima

Com a visita de Bento XVI a Portugal no próximo mês de Maio, as dioceses portuguesas estão a mobilizar-se para este encontro. D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu, realça que a “juventude desta diocese está a organizar-se para ir a Fátima”.
Esta mobilização é “normal”. “É fruto da necessidade dos leigos se encontrarem com o Papa” – disse.
De autocarro ou em transportes próprios, D. Ilídio Leandro reconhece que Fátima irá receber a grande maioria dos cristãos de Viseu que estarão com Bento XVI. “Penso que Lisboa não mobiliza muito desta diocese dado que é uma celebração de acolhimento e também o encontro com os agentes da cultura” – salienta.
No último dia (14 de Maio) da visita Bento XVI estará na cidade do Porto, mas “é uma visita muito rápida”. “Naturalmente que Fátima será o centro das peregrinações”.
Para preparar esta visita, as paróquias não estão a promover momentos catequéticos porque “a vinda é uma catequese”, conclui o Bispo de Viseu.
in ecclesia

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Passagem pela etapa das 2000 visitas

Um obrigado a todos quantos nos visitam, continuem..............

5º Domingo do Tempo Comum

A liturgia deste domingo leva-nos a reflectir sobre a nossa vocação: somos todos chamados por Deus e d’Ele recebemos uma missão para o mundo.
Na primeira leitura, encontramos a descrição plástica do chamamento de um profeta – Isaías. De uma forma simples e questionadora, apresenta-se o modelo de um homem que é sensível aos apelos de Deus e que tem a coragem de aceitar ser enviado.
No Evangelho, Lucas apresenta um grupo de discípulos que partilharam a barca com Jesus, que acolheram as propostas de Jesus, que souberam reconhecê-l’O como seu “Senhor”, que aceitaram o convite para ser “pescadores de homens” e que deixaram tudo para seguir Jesus… Neste quadro, reconhecemos o caminho que os cristãos são chamados a percorrer.
A segunda leitura propõe-nos reflectir sobre a ressurreição: trata-se de uma realidade que deve dar forma à vida do discípulo e levá-lo a enfrentar sem medo as forças da injustiça e da morte. Com a sua acção libertadora – que continua a acção de Jesus e que renova os homens e o mundo – o discípulo sabe que está a dar testemunho da ressurreição de Cristo.
in ecclesia

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A nossa setora a lutar por uma causa

Nas jornadas de formação permanente para os presbíteros da diocese, que decorreram no início desta semana, um dos painéis integrou duas leigas, duas Fernandas, uma de Torredeita e outra de Fornos de Algodres, ambas professoras e igualmente comprometidas nas actividades pastorais das respectivas paróquias onde residem.
A questão era mostrar vantagens e inconvenientes do exercício da paroquialidade "in solidum", ou seja, um grupo de vários sacerdotes assumirem, em conjunto, a responsabilidade de várias paróquias, às vezes, um arciprestado inteiro.
A Fernanda de Torredeita mostrou-se adepta do trabalho dos sacerdotes em equipa, testemunhando positivamente a impressão que essa experiência deixara nela, quando jovem, ao ponto de ter sido "apanhada" para a colabroração estreita nas tarefas pastorais da Paróquia de Torredeita, confiada a três sacerdotes, que ali viviam na mesma residência, cuidando de quatro paróquias.
Por outro lado, a Fernanda de Fornos de Algodres, igualmente envolvida nas actividades paroquiais da sua terra, não tinha o mesmo entusiasmo quanto às vantagens de os sacerdotes daquele arciprestado viverem todos na mesma residência. As grandes distâncias a que ficavam de algumas paróquias era o maior inconveniente que apontava, além de uma aparente indefinição de responsabilidades, apesar de também ver vantagens, nomeadamente na planificação conjunta de trabalho e na igualdade de critérios de actuação nas diferentes paróquias.
Também os dois sacerdotes do painel testemunharam a sua experiência. Foi o caso de Oliveira de Frades, em cujo arciprestado há párocos a viver na mesma casa, pastoreando várias paróquias, havendo outros que preferem residir sozinhos, embora participem em encontros semanais com os restantes, para planificação de trabalho pastoral e para troca de impressões sobre decisões a tomar.
Já o Pe. José Henriques testemunhou o seu percurso sacerdotal vivenciando situações diferentes, todas elas interessantes, nuns casos vivendo em comum e paroquiando "in solidum", noutros casos, vivendo em comum, mas com responsabilidades paroquias independentes, mas colaborando estreitamente com os outros párocos.
A impressão que ficou foi que não há fórmulas únicas. Importa adoptar a que mais se adeque a cada situação concreta, tendo em conta o carácter de cada um, as características das comunidades que servem e as circunstâncias de geografia e de sociedades em que se inserem.
Indispensável é evitar o isolamento dos sacerdotes, pois o próprio Evangelho diz que Jesus enviou os discípulos dois a dois e não solitários. Mas a fraternidade é mais que viver na mesma casa. É sobretudo consciência de missão comum, que deve ser cumprida de mãos dadas, em união com o bispo.
in diocese de viseu

Conferências Quaresmais voltam a Viseu

A diocese de Viseu volta a ter conferências quaresmais neste tempo litúrgico. “Pela primeira vez, desde há muitos anos, teremos conferências quaresmais” – confessou à Agência ECCLESIA D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu.
O orador das cinco conferências será o prelado da diocese. A primeira é no dia 25 de Fevereiro. “Serão sempre às quintas-feiras, excepto a última que será no Domingo da Paixão” – disse D. Ilídio Leandro. Estas realizam-se nas Igrejas da cidade de Viseu, sendo a última na Sé.
Tendo em conta o Ano Sacerdotal proclamado por Bento XVI, as conferências quaresmais abordarão a temática da participação, comunhão, corresponsabilidade e os ministérios laicais.

in ecclesia

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Rezar na Quaresma

As Edições Salesianas acabam de lançar o título «Rezar na Quaresma», um livro de oração para os dias que decorrem da quarta-feira de cinzas até ao Domingo de Páscoa.
A particularidade deste livro é o facto de se associar à Campanha de Evangelização que permite às comunidades a compra a um preço muito acessível: 0,55€/unidade em compras superiores a 99 exemplares.
Integralmente a cores, e num formato que possibilita ser guardado na carteira ou no bolso do casaco (12 x 17 cm), “Rezar na Quaresma - Um caminho de mudança” propõe, para cada dia da Quaresma, um momento de encontro com Deus com a seguinte estrutura:
- Indicação das leituras do dia
- Destaque de uma citação do Evangelho
- Meditação
- Imagem para interiorizar a mensagem
- Oração

“Rezar na Quaresma” foi editado no seguimento do sucesso do livro “Rezar no Advento” que, em menos de 15 dias, superou os 20.000 exemplares vendidos.

Tendo em conta a grande receptividade a este tipo de iniciativa, as Edições Salesianas estão já a preparar a edição do livro “Rezar na Páscoa”, a sair em Março deste ano.

in ecclesia