segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

III Domingo do Tempo do Advento

O tema deste 3º Domingo pode girar à volta da pergunta: “e nós, que devemos fazer?” Preparar o “caminho” por onde o Senhor vem significa questionar os nossos limites, o nosso egoísmo e comodismo e operar uma verdadeira transformação da nossa vida no sentido de Deus.
O Evangelho sugere três aspectos onde essa transformação é necessária: é preciso sair do nosso egoísmo e aprender a partilhar; é preciso quebrar os esquemas de exploração e de imoralidade e proceder com justiça; é preciso renunciar à violência e à prepotência e respeitar absolutamente a dignidade dos nossos irmãos. O Evangelho avisa-nos, ainda, que o cristão é “baptizado no Espírito”, recebe de Deus vida nova e tem de viver de acordo com essa dinâmica.
A primeira leitura sugere que, no início, no meio e no fim desse “caminho de conversão”, espera-nos o Deus que nos ama. O seu amor não só perdoa as nossas faltas, mas provoca a conversão, transforma-nos e renova-nos. Daí o convite à alegria: Deus está no meio de nós, ama-nos e, apesar de tudo, insiste em fazer caminho connosco.
A segunda leitura insiste nas atitudes correctas que devem marcar a vida de todos os que querem acolher o Senhor: alegria, bondade, oração.
in ecclesia

1 comentário:

Anónimo disse...

OLá sou o anónimo do comentário inicial, não queria deixar passar esta oportidade desejar 1 santo e feliz NATAL para todos JMV.Já fazem falta as jornadas,onde eu sempre aprendi muito.Não esqueci de rezar pelos sacerdotes que Deus os acompanhe sempre na sua missão com muita sabedoria e coragem,porque alem de fazerem muita falta é 1 vocação muito bonita. Que neste natal cresca em nós o menino DEUS e tudo seja melhor á nossa volta.