quinta-feira, 17 de junho de 2010

Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude vai passar por Fornos de Algodres

A diocese da Guarda, que se juntou nesta actividade à vizinha diocese de Viseu, espera-se a cruz, no dia 12 de Agosto. Para realizar este trabalho conjunto com a diocese vizinha, ficou decidido concentrar as actividades numa localidade que tivesse a ver com ambas. Assim, as actividades decorrerão em Fornos de Algodres, dado que esta localidade faz parte da diocese de Viseu e do distrito da Guarda. Os jovens egitanienses terão oportunidade de se deslocar ao local através de transporte próprio do DPJG. A Cruz vai ser recebida a 8 de Agosto por representantes de todas as dioceses, durante a missa de encerramento da Peregrinação Europeia de Jovens, em Santiago de Compostela.
As datas da passagem da Cruz por Portugal são as seguintes: Dia 8: Viana / Braga; Dia 9: Vila Real / Bragança; Dia 10: Lamego / Porto; Dia 11: Aveiro; Dia 12: Viseu / Guarda; Dia 13: Algarve; Dia 14: Leiria-Fátima; Dia 15: Leiria-Fátima / Santarém; Dia 16: Coimbra / Portalegre; Dia 17: Lisboa / Setúbal; Dia 18: Ilhas; Dia 19: Ilhas; Dia 20: Beja / Évora / Partida para o Santuário de Lourdes (França), via Madrid.
A Cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.
A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade.
in A guarda

2 comentários:

Al Cardoso disse...

Gostava de saber qual e o programa desta jornada e onde propriamente se vai realizar!

Um abraco dalgodrense.

JMV Fornos de Algodres disse...

oi
vai ser mesmo na vila, quanto ao programa apresentaremos brevemente.
abraço