quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Fátima assinala 93 anos da última aparição mariana

Peregrinos de 27 países estão inscritos na principal missa da Peregrinação Internacional de Outubro
Mais de cinco mil peregrinos de 27 países estão inscritos na principal missa da Peregrinação Internacional Aniversária ao Santuário de Fátima que se realiza amanhã, 13 de Outubro.
Itália é o país mais representado nos 125 grupos que anunciaram a sua presença, com cerca de 1200 fiéis, seguindo-se Portugal, com mais de 750.
O início oficial da peregrinação, presidida pelo arcebispo da diocese brasileira de São Salvador da Bahia, D. Geraldo Agnelo, está marcado para as 18h30 desta Terça-feira, na Capelinha das Aparições.
A celebração de abertura principia com a saudação em várias línguas feita pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, seguindo-se a evocação das aparições de Maria a três pastorinhos, ocorridas entre Maio e Outubro de 1917.
O primeiro momento da peregrinação termina com uma oração pelas necessidades da Igreja e do mundo.
D. Geraldo Agnelo regressa ao recinto pelas 21h30, presidindo ao rito de acendimento das velas a partir de um único círio, gesto seguido da oração do terço, cujo núcleo consiste na recitação de 50 ave-marias divididas em cinco mistérios, ou seja, meditações sobre a vida de Cristo.
Após o terço dá-se início à procissão de velas, que precede a missa, marcada para as 22h30, e dez minutos antes da meia-noite arranca a “procissão do silêncio”, antecedendo uma noite de vigília em oração.
As duas primeiras horas de 13 de Outubro são reservadas à adoração do Santíssimo Sacramento – hóstia consagrada que, pelo sacramento da Eucaristia, é o próprio corpo de Jesus –, no interior da basílica, seguindo-se, das 2h00 às 3h30, a via-sacra, procissão que acompanha com momentos de meditação e oração os últimos passos da vida de Jesus até à morte e se­pul­tura.
A madrugada prossegue com uma celebração mariana na Capelinha das Aparições, marcada para as 3h30, e uma hora mais tarde começa a missa na basílica.
Entre as 5h30 e as 7h00 prevê-se a adoração ao Santíssimo Sacramento, acompanhada da oração litúrgica de Laudes, que assinala o amanhecer.
A partir das 7h00 começa a procissão do Santíssimo Sacramento, no espaço aberto do Santuário, que inclui a meditação de textos bíblicos e uma caminhada dividida em cinco etapas, que se concluirá com a bênção da hóstia consagrada aos fiéis.
A celebração final da peregrinação principia às 9h00 com o terço, na Capelinha das Aparições, seguindo-se, pelas 10h00, a missa, presidida por D. Geraldo Agnelo.
Antes do fim da eucaristia os peregrinos recebem a bênção com o Santíssimo Sacramento, a que se segue a bênção de objectos religiosos e imagens, o convite à consagração pessoal ao “Imaculado Coração de Maria” – com um silêncio de meio minuto - e a procissão do adeus.
O tema para 2010 do Santuário de Fátima é “Reparte com alegria, como a Jacinta”, alusão a uma das pastorinhas a quem Maria apareceu, no ano em que se assinala o 10.º aniversário da sua beatificação e da do seu irmão, Francisco Marto.
in ecclesia

Sem comentários: