terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Bento XVI confessa «alegria» pela beatificação de João Paulo II

Papa saúda anúncio da celebração, que vai ter lugar no próximo dia 1 de Maio 

O Papa confessou hoje a sua “alegria” pelo anúncio da beatificação de João Paulo II, feito na última Sexta-feira, falando do seu predecssor como um “guia na fé, na verdade e na liberdade”. “Todos quantos o conheceram, quantos o estimaram e amaram não podem deixar de se alegrar com a Igreja por causa deste acontecimento”, afirmou.

No primeiro comentário público após a conclusão do processo que levou à beatificação do falecido Papa polaco, que vai ter lugar a 1 de Maio, Bento XVI disse que “esta notícia era  muito aguardada por todos” e, de modo particular, pelos polacos.
Saudando os peregrinos deste país europeu, terra natal de João Paulo II, presentes no Vaticano, o actual Papa desejou que todos façam uma “profunda preparação espiritual para este evento”.
O anúncio da beatificação de Karol Wojtyla, eleito Papa em 1978 e falecido em 2005, aconteceu a 14 de Janeiro, depois de Bento XVI ter aprovado a publicação do decreto que reconhecia um milagre atribuído à intervenção de João Paulo II.
A cerimónia vai ter lugar no Vaticano, no primeiro Domingo depois da Páscoa (1 de Maio), facto hoje destacado por Bento XVI.
“A data escolhida é muito significativa: será o II Domingo da Páscoa, que ele próprio (João Paulo II, ndr) dedicou à Divina Misericórdia e em cuja vigília terminou a sua vida terrena”, explicou.
O rito de beatificação vai ser presidido por Bento XVI, algo que só acontecera até agora em Setembro de 2010, no caso do beato John H. Newman, cardeal e pensador inglês do século XIX.
in ecclesia

Sem comentários: