segunda-feira, 6 de julho de 2009

Antigo Seminário Menor acolheu campo de férias


Nos dias 28 de Junho a 2 de Julho de 2009, na antiga casa do Seminário Menor, em Fornos de Algodres, realizou-se o Campo de Férias do Seminário em Família da Diocese de Viseu.
Os participantes foram das seguintes paróquias: 5 do Campo de Madalena, 2 de Caparrosa, 1 de Carvalhais, 1 de Dornelas, 1 de Farminhão, 1 de Fataúnços, 3 de Ferreira de Aves, 6 de Lordosa, 2 de Pascoal, 1 de S. José de Viseu, 2 de Ribolhos, 1 de Santa Maria de Viseu e 1 de S. Pedro do Sul.
Estiveram a animar este Campo de Férias os padres António Jorge Almeida, Ermelindo Ramos e Ricardo Oliveira, e os seminaristas Ismael Sousa, Rúben Flora e Júlio Aguiar do Seminário Menor da diocese.
Esta actividade do Seminário em Família, que teve como lema a máxima de S. Paulo “Para mim viver é Cristo” (Fl 1,21) e como objectivo ser celebração conclusiva do itinerário vocacional do ano pastoral que termina, ao mesmo tempo pretendeu ser uma forma de sensibilizar os participantes a continuar neste acompanhamento mensal de discernimento vocacional no próximo ano pastoral.
Do programa destacam-se os seguintes momentos: a participação na Ordenação dos três novos sacerdotes, no dia 28 de Junho, a colaboração nas actividades de campo desenvolvida por grupos, os momentos de oração e celebração da Eucaristia, um encontro com a Palavra de Deus na lectio divina, a realização de um peddy-papper à procura das “7 pérolas da vocação”, jogos diversos e a ida ao rio Mondego, onde pudemos desfrutar da água e da frescura das árvores.
Auguramos, não só por este atractivo aos adolescentes que participaram neste evento, mas também pela atenção dos seus párocos, que este Campo de Férias sirva de ponte para a participação contínua no itinerário vocacional proposto em encontros mensais pelas diversas Zonas Pastorais da Diocese de Viseu. Prevê-se que alguns dos participantes entrem já na comunidade do Seminário Menor de S. José em Viseu e aos restantes promete-se aquele acompanhamento mensal.
in diocese viseu

Sem comentários: