segunda-feira, 31 de agosto de 2009

27/08 a 31/08- XXV Encontro Nacional JMV em Felgueiras

Foi, sem duvida,um grande momento, as Bodas de Prata da JMV, tudo celebrado neste encontro nacional, no Monte de Sta Quitéria,foram dias de emoções fortes, muito empenho, união entre todos os participantes,nada mais nada menos que 180 jovens(70 rapazes e 110 raparigas de todas as regioes(Norte, Centro ,Sul e Madeira) e um tema muito interessante.
Também marcaram presença os mais velhos dos 25GB, que deram o seu testemunho em JMV,o calor era bastante,mas o bom ambiente reinava e a harmonia entre os participantes superava as expectativas.
Como não podia deixar de ser, o nosso centro local esteve representado por seis elementos,Ana Teresa,António Pacheco,Rafael,Jerome,Pedro Cardoso e Fernando Melo.
É sem dúvida, um grande momento que fica registado para sempre.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

XXII Domingo Comum

As sondagens até agora diligente e incansavelmente levadas a cabo acerca dos problemas da paz e do desarmamento, bem como as reuniões internacionais que trataram deste assunto, devem ser consideradas os primeiros passos para a resolução de tão graves problemas e devem no futuro promover-se ainda com mais empenho, para se obterem resultados práticos. No entanto, evitem os homens entregar-se apenas aos esforços de alguns, sem se preocuparem com a própria mentalidade. [...]

Nada aproveitarão com dedicar-se à edificação da paz enquanto os sentimentos de hostilidade, desprezo e desconfiança, os ódios raciais e os preconceitos ideológicos dividirem os homens e os opuserem uns aos outros. Donde a enorme necessidade de uma renovação na educação das mentalidades e na orientação da opinião pública. Aqueles que se consagram à obra da educação, sobretudo da juventude, ou que formam a opinião pública, considerem como gravíssimo dever o de procurar formar as mentalidades de todos para novos sentimentos pacíficos. Todos nós temos, com efeito, de reformar o nosso coração, com os olhos postos no mundo inteiro e naquelas tarefas que podemos realizar juntos para o progresso da humanidade.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

XXV Encontro Nacional JMV


De 27 a 31 de Agosto irá decorrer o XXV Encontro Nacional da JMV, no Monte de Sta. Quitéria, em Felgueiras.
Para que o Encontro Nacional decorra da melhor forma e para que o nosso Movimento continue a crescer e a servir os outros, a TUA presença é imprescindivel.
Este ano, o tema proposto leva-nos a reflectir e a partilhar sobre S. Paulo e o nosso Jubileu: "Celebramos com S. Paulo o Jubileu".
SÓ PODERÃO PARTICIPAR jovens que completem 15 anos DURANTE ESTE ANO. Não se aceitam trocas de inscrições, nem devoluções de dinheiro.
A inscrição só será válida com metade do valor da inscrição.
Uma boa maneira para os novos elementos dos grupos se integrarem.
o nosso centro local mais uma vez vai estar bem representado.
Encontro Nacional da Juventude Mariana Vicentina

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

terça-feira, 18 de agosto de 2009

XX Domingo Comum

O sacrifício celeste instituído por Cristo é verdadeiramente a herança legada pelo Seu novo testamento; Ele deixou-no-la na noite em que ia ser entregue para ser crucificado, como garante da Sua presença. Ele é o viático da nossa viagem, o nosso alimento no caminho da vida, até chegarmos à outra Vida, ao deixar este mundo. Era por isso que o Senhor dizia: «Se não comerdes a Minha carne e não beberdes o Meu sangue, não tereis a vida em vós».
Ele quis que os Seus benefícios permanecessem entre nós; quis que as almas resgatadas pelo Seu sangue precioso fossem sempre santificadas à imagem da Sua própria Paixão. Foi por essa razão que ordenou aos Seus discípulos fiéis, que estabeleceu como primeiros sacerdotes da Sua Igreja, que celebrassem estes mistérios de vida eterna. [...] Com efeito, a multidão dos fiéis devia ter todos os dias diante dos seus olhos a representação da Paixão de Cristo; ao segurá-la nas nossas mãos, ao recebê-la na boca e no coração, ficaremos com uma recordação indelével da nossa redenção.
É preciso que o pão seja feito com a farinha de numerosos grãos de fermento, misturada com água, e receba do fogo o seu acabamento. Encontra-se aí, portanto, uma imagem semelhante ao corpo de Cristo, pois sabemos que Ele forma um só corpo com a multidão dos homens, que recebeu o seu acabamento do fogo do Espírito Santo. [...] Do mesmo modo, o vinho do Seu sangue é extraído de diversos cachos de uvas, isto é, de uvas da vinha plantada por Ele, esmagadas sob o peso da cruz; vertido no coração dos fiéis, aí se agita pelo seu próprio poder.
É este o sacrifício da Páscoa, que traz a salvação a todos os que foram libertados da escravatura do Egipto e do Faraó, isto é, do demónio. Recebei-o em união connosco, com toda a avidez de um coração religioso.
in evangelho quotidiano

sábado, 15 de agosto de 2009

Assunção de Nossa Senhora

A morte da Virgem Maria chama-se dormição, porque foi sonho de amor. Não foi triste nem doloroso; foi o cumprimento dum desejo. É probabilíssimo e hoje bastante comum a crença de a Santíssima Virgem ter morrido antes que se realizasse a dispersão dos apóstolos. A tradição antiga localiza a sua morte no Monte Sião, na mesma casa em que seu filho celebrara os mistérios da Eucaristia e onde, em seguida, tinha descido o Espírito Santo sobre os apóstolos.
Hoje, sobre a parte da área que a Basílica de Constantinopla ocupou, levanta-se a "igreja da Dormição", magnífica rotunda de estilo gótico, consagrada em 1910, cujas pontiagudas torres se descobrem de todos os ângulos de Jerusalém. É lugar preferido por fiéis de todas as confissões cristãs para o seu último descanso na terra. Assim vê-se rodeada de cemitérios católico, grego, arménio e protestante anglicano.
Por meio da Constituição Apostólica "Munificentissimus Deus", definiu Pio XII esta doutrina como dogma de fé. Dada em Roma, junto de S. Pedro, no ano do grande Jubileu, mil novecentos e cinquenta, no dia primeiro de Novembro, festa de todos os Santos.
in evangelho quotidiano

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Dia Internacional da Juventude

A Assembleia-Geral das Nações Unidas em 17 de Dezembro de 1999, na sua resolução 54/120, endossou a recomendação feita pela Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude (Lisboa 8-12 de Agosto de 1998) que declarou o dia 12 de Agosto como o Dia Internacional da Juventude.
A Assembleia recomendou que se organizassem actividades públicas informativas, no sentido de apoiar este Dia, para melhor promover o conhecimento do Programa Mundial da Acção para a Juventude no ano 2000 e vindouros, adoptado pela Assembleia-Geral em 1995 (Resolução 50/81).
É, pois, considerando a Resolução 54/120 da Assembleia-Geral das Nações Unidas, onde é declarado o dia 12 de Agosto como o Dia Internacional da Juventude, que o Instituto Português da Juventude reúne uma série de entidades públicas e privadas e de valências que possam consagrar este Dia.
Ser Jovem é ser bonito.
Porém, a velhice será inevitável.
Ser jovem é ser liberto.
Porém, a responsabilidade o acorrentará com o tempo.
Ser jovem é ser feliz.
Porém, nem sempre prevalecerá ser jovem é curtir a vida.
Porém, de forma irresponsável a vida poderá ser curta;
Ser jovem é não se preocupar com o dia de amanhã;
Porém, se não fizer por onde hoje,
o amanhã não chegará.
Ser jovem deveria ser plantar sementes do bem todos os dias
para colher frutos do bem ais tarde.
Faça um pouquinho por você todos os dias, e usufrua de tudo mais tarde.
Você será a conseqüência de você hoje.

de Alberto Vagner

Analisa e deixa o teu comentário

«Deus nos deu o dom do pensamento.
Pratique o bem para evitar o sofrimento.»


Apesar de muita gente estar de férias, mas tira um minuto e analisa e comenta a frase.
Boa semana...........

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Parabens para o António Pacheco

Que este dia tenha sido um dos mais felizes, pois todos nós os membros e amigos(as)deste centro local te desejamos muitas felicidades.
Muitos beijinhos e abraços.

domingo, 9 de agosto de 2009

Nomeações Diocesanas

As nomeações pastorais, em cada Ano Pastoral, são tarefa difícil, para o Bispo, para os Sacerdotes e para as Comunidades, dada a escassez de clero e as carências das Paróquias, Arciprestados e Zonas Pastorais, não falando nos Serviços Diocesanos, sempre com novas exigências e necessidades. São, porém, uma oportunidade para estreitarmos a unidade e a comunhão do Presbitério e ajudarmos a compreender a todos a necessidade de formação para termos Vocações Cristãs, atentas ao chamamento de Deus e Comunidades capazes de viver e crescer como Reino de Deus.
Para todos, um feliz Ano Pastoral, em comunhão de vocação e de missão com Jesus Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, na companhia inspiradora de S. João Maria Vianney, o Santo Cura d’Ars e na protecção de Maria, Mãe de Jesus e de todos os Sacerdotes e Senhora do Altar-Mor, Padroeira da nossa Catedral.
São as seguintes as nomeações Pastorais na nossa Diocese:
Pe. Valmor Marcolin é nomeado Pároco, no Arciprestado de Carregal do Sal, das seguintes Paróquias: Beijós e Cabanas de Viriato. Era Vigário Paroquial.
Pe. Ermelindo Cardoso Ramos (Moderador), Pe. Abel Ferreira Rodrigues e Pe. José Carlos dos Santos Bento são nomeados Párocos “in solidum”, no Arciprestado de Fornos de Algodres, das seguintes Paróquias: Algodres, Antas, Casal Vasco, Cortiçô, Figueiró da Granja, Fornos de Algodres, Fuinhas, Infias, Maceira, Muxagata, S. João da Fresta, Sobral Pichorro e Vila Chã.
Pe. João Luís Leão Zuzarte é nomeado Pároco, no Arciprestado de Mangualde, das seguintes Paróquias: Cunha Baixa e Mesquitela.
Pe. Jorge Luís Gomes Lopes é nomeado Pároco, no Arciprestado de Oliveira de Frades, da Paróquia de Sejães, continuando com o serviço pastoral das Paróquias das quais já era Pastor.
Pe. Carlos Martins Casal (Moderador), Pe. Virgílio Marques Rodrigues e Pe. Pedro Manuel Leitão Alves são nomeados Párocos “in solidum”, no Arciprestado de Santa Comba Dão, das seguintes Paróquias: Couto do Mosteiro, Nagozela, Óvoa, Pinheiro de Ázere, S. Joaninho, Santa Comba Dão, Treixedo e Vimieiro.
Pe. António Manuel Sobral (Moderador) e Pe. Ricardo Alexandre de Albuquerque Oliveira são nomeados Párocos “in solidum”, no Arciprestado de S. Pedro do Sul, da Paróquia de Figueiredo de Alva, continuando com o serviço pastoral das Paróquias das quais já eram Pastores.
Pe. Joaquim Carvalho Alves é nomeado Pároco, no Arciprestado de S. Pedro do Sul, da Paróquia de Pindelo dos Milagres, continuando com o serviço pastoral das Paróquias das quais já era Pastor.
Pe. António José de Almeida Rodrigues é nomeado Pároco, no Arciprestado de Sátão, das seguintes Paróquias: Avelal, Decermilo, Romãs e Vila Longa.
Pe. José Pedro da Costa Matos é nomeado Pároco, no Arciprestado de Viseu Urbano, da Paróquia de Repeses.

Pe. João de Figueiredo Rodrigues é nomeado colaborador da Pastoral Social e da Pastoral Penitenciária, para além de Capelão da Misericórdia de S. Pedro do Sul.
in diocese de viseu

XIX Domingo Comum

Como podia o homem, inexoravelmente preso à terra e submetido à morte, ter de novo acesso à imortalidade ? Era preciso que a sua carne se tornasse participante da força vivificadora que é Deus. Ora, a força vivificadora de Deus nosso Pai é a Sua Palavra, é o Filho Único; foi Ele que Deus nos enviou como Salvador e Redentor. [...]
Se deitares um pedacinho de pão em azeite, água ou vinho, impregnar-se-á das propriedades destes. Se o ferro estiver em contacto com o fogo, será tomado pela energia deste e, ainda que de facto o ferro seja por natureza ferro somente, tornar-se-á semelhante ao fogo. Do mesmo modo, portanto, o Verbo vivificador de Deus, ao unir-Se à carne de que Se apropriou, tornou-a vivificadora.
Disse, com efeito: «Aquele que crê tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida». E ainda: «Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que Eu hei-de dar, é a Minha carne. Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes mesmo a carne do Filho do Homem e não beberdes o Seu sangue, não tereis a vida em vós». Do mesmo modo, portanto, ao comermos a carne de Cristo, Salvador de todos nós, e ao bebermos o Seu sangue, temos em nós a vida, tornamo-nos um com Ele, e Ele permanece em nós.
Ele tinha de vir até nós da maneira que convém a Deus, pelo Espírito Santo, e de integrar-Se de alguma forma nos nossos corpos, pela Sua santa carne e pelo Seu precioso sangue que, em benção vivificadora, recebemos no pão e no vinho. De facto [...], Deus usou de condescendência para com a nossa fragilidade e pôs toda a força da Sua vida nos elementos do pão e do vinho, que estão, assim, dotados da energia da Sua própria vida. Não hesiteis pois em crer, pois o próprio Senhor claramente o disse: «Isto é o Meu corpo» e «Isto é o Meu sangue».

in evangelho quotidiano

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Analisa e deixa o teu comentário

O que se estende atrás e na frente de nós carece de importância se o comparamos com o que está em nosso interior.

Ralph Waldo Emerson

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

XVIII Domingo Comum

«Dá-nos sempre desse pão»

O pão da alma é Cristo, «o pão vivo que desceu do céu» (Jo 6, 51) e que alimenta os Seus, agora pela fé, no mundo futuro pela visão. Pois Cristo habita em ti pela fé e a fé em Cristo é Cristo no teu coração (Ef 3, 17). É na medida em que crês em Cristo que O possuis.

E Cristo é, na verdade, um só pão «pois há um único Senhor, uma única fé» (Ef 4, 5) para todos os crentes, se bem que uns recebam mais e outros menos do dom dessa mesma fé. [...] Como a verdade é única, uma única fé na verdade única guia e alimenta todos os crentes, e «um mesmo e único Espírito, que distribui a cada um os Seus dons conforme entende» (1Cor, 12, 11).

Vivemos todos do mesmo pão e cada um de nós recebe a sua porção; e no entanto Cristo é todo para nós, excepto para aqueles que destroem a unidade. [...] Neste dom que recebi, possuo totalmente Cristo e Cristo possui-me totalmente, tal como o membro que pertence a todo o corpo também o possui por inteiro. Assim, esta porção de fé que recebeste é como o pequeno pedaço que pão que está na tua boca. Mas, se não meditares frequente e piedosamente naquilo em que crês, se não o mastigares, por assim dizer, triturando-o e voltando-o com os dentes, isto é, com os sentidos do teu espírito, ele não te franqueará a garganta, ou seja, não chegará até à tua inteligência. Com efeito, como poderias compreender algo em que meditas raramente e com negligência, sobretudo quando se trata de uma coisa ténue e invisível? [...] Que, pela meditação, «a lei do Senhor esteja sempre na tua boca» (Ex 13, 9) para que nasça em ti a boa inteligência. Através da boa compreensão, o alimento passa para o teu coração, para que não negligencies aquilo que compreendeste, mas antes o recolhas com amor.
in evang quot

sábado, 1 de agosto de 2009

Parabens para a amiga Nélia

Pedimos desculpa pelo atraso, mas mais vale tarde do que nunca, que este dia tenha sido muito feliz e tenham pedido muitos desejos e se possam realizar a breve prazo, Parabens,bjinhos de tdos os elementos do centro local.