terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Movimento ecuménico Jovem

www.ecumenismojovem.org
Estando a Igreja a viver a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, esta semana sugiro um olhar atento pelo sítio do Movimento Ecuménico Jovem. Este espaço virtual, “organizado pelo Fórum Ecuménico Jovem, reflecte o entendimento crescente entre os representantes dos departamentos da juventude das Igrejas Católica Romana, Lusitana, Metodista e Presbiteriana, que têm vindo a reunir-se regularmente desde 1998”. O seu principal objectivo passa pela “descoberta e o aprofundamento do relacionamento ecuménico”.
Logo na página inicial, além do habitual menu com as diversas opções, dispomos de alguns destaques relacionados com tema. De referir que a presença de objectos multimédia é constante, o que proporciona um ambiente bastante mais interactivo e atractivo. Na opção “notícias”, encontramos artigos sobre o fórum ecuménico jovem, bem como alguns textos sobre ecumenismo. No item “Lista de documentos”, dispomos de uma listagem de documentos sobre ecumenismo (cartazes, folhetos de apresentação, mensagens, roteiros, etc.). Em “galeria”, podemos aceder às várias fotografias do grande evento anual deste movimento, que já vai na sua XIª edição e que ocorre em Outubro, denominado “Fórum Ecuménico Jovem”. Caso pretenda mais informações acerca das diferentes Igrejas que compõem esta organização, basta aceder à opção “contactos”, onde dispõe do endereço postal, do correio electrónico e ainda da página na internet.
Por último, refiro somente que pode escutar o CD musical ecuménico -“Encontrarei o Teu Olhar”, numa ferramenta própria para o efeito. Conforme referem os seus autores, “este CD nasce desta procura no sentido de discernir os caminhos possíveis da reconciliação e da construção da unidade. Sendo a música uma linguagem comum de expressão da fé, esta é uma forma de partilharmos composições das diferentes denominações cristãs a que pertencemos e um desafio a acolher os diferentes modos de cantarmos a fé num único Senhor”.
Aqui fica então a sugestão para que visitem este espaço, pois este é um pequeno gesto que podemos fazer nesta semana tão rica e importante para todas as Igrejas Cristãs.

Fernando Cassola Marques

Sem comentários: