terça-feira, 18 de maio de 2010

D. Ilídio Leandro faz balanço positivo da visita do Papa

Bispo de Viseu pede justiça no combate à crise, seguindo orientações deixadas por Bento XVI
D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu, considera que a visita do Papa a Portugal deixou claro que "o Evangelho é essencial ao sentido da vida, apelando à esperança e à descoberta da Verdade".
Num encontro com jornalistas, a propósito do Dia Mundial das Comunicações Sociais, D. Ilídio Leandro começou por regozijar-se com o trabalho dos jornalistas que acompanharam a visita de Bento XVI, considerando que o seu trabalho foi "inexcedivelmente positivo".
Segundo o Bispo de Viseu, o Papa insistiu que "a Igreja tem de ser fermento na sociedade, com atenção e cuidado especial aos mais frágeis, proporcionando um nova Primavera, onde parece que se instalou um permanente e sofrido Inverno."
D. Ilídio Leandro afirmou que "o Papa sentiu-se bem em Portugal, foi feliz de Portugal e esta viagem serviu para ele sentir que a Igreja percebe a sua mensagem".
Interpelado por um jornalista sobre se o anúncio das medidas restritivas apresentadas pelo Governo se valeu do "ambiente de alegria criado pelo Papa", o prelado afirmou que "talvez o interior animado e cheio de contentamento ajude as pessoas a aceitarem o sofrimento, para que Portugal renasça da crise".
D. Ilídio Leandro deixou claro que "o sacrifício dos que têm emprego e salário é necessário e justo para socorrer os que não têm: quem mais ganha, mais deve pagar", considerando "escandalosos e inadmissíveis os bónus a gestores de empresas falidas ou carregadas de défices acumulados e suportados pelos dinheiros públicos".
in ecclesia

Sem comentários: