segunda-feira, 19 de julho de 2010

Parabens a todos JMV´s

Celebraram ontem os 180 anos da primeira aparição de Nossa Senhora a Santa Catarina de Labouré e do pedido que se fundasse uma associação de jovens (a JMV).
Maria chama a atenção de Catarina a respeito da situação angustiante das crianças e dos jovens que sofrem com a injustiça, marginalização e indiferença.
Ela expressa, claramente, o seu desejo de ver surgir uma Associação a serviço dos jovens para lhes dar uma educação humana e cristã.
Assim nasceu a Juventude Mariana Vicentina!
Que esta pequena-grande história nos faça relembrar as nossas origens e nos dê novo fogo para a Caridade-Missão!

"À noite, Catarina escuta uma voz que pronuncia o seu nome..."
Caro amigo JMV
Deus vem ao teu encontro, chama-te pelo teu nome e dá-te capacidade para O identificar e cria as condições mais propícias para Se revelar. É Ele quem nos escolhe e dá uma função/ministério na sua seara. cabe a nós dar-Lhe ouvidos ou fazer orelhas moucas, aceitar ou recusar os seus planos.
Naquela noite de 18 para 19 de Julho de 1830 Deus quis dirigir-se aos homens e encontrou naquela jovem chamada Catarina o canal para dar a conhecer a sua mensagem. E assim, as trevas da noite deram lugar à LUZ porque Catarina aceita o convite. Ela descobre um caminho luminoso. E no caminho lá aparece o Anjo, qual mestre de cerimónias ou cicerone das coisas belas, conduzindo e monitorizando cada passo e gesto...
Deus coloca pessoas e factos no nosso caminho que nos guiam, mesmo que seja na noite da dúvida, mesmo que os outros estejam dormindo ou anestesiados na fruição do imediato e do efémero, mesmo que pareça que somos os únicos (e muito poucos) acordados. No final há um encontro, uma festa, luzes acesas: "Eis aí a Santíssima Virgem!"
Celebramos mais um aniversário da primeira aparição da Virgem Santíssima a Catarina Labouré às portas da realização da III Assembleia Geral. Este é o lema que nos congrega: “JMV, enraizados em Cristo, semeemos a esperança”. Aceitemos o desafio e saibamos empreender o caminho da renovação e conversão pessoal que, qual fermento na massa, possa fazer fermentar e crescer o entusiasmo e a responsalidade no serviço à caridade e à missão.
Neste mundo coberto das negras nuvens do desespero saibamos ser apóstolos das ESPERANÇA.
Parabéns a todos e que a Santíssima Virgem vos cumule com as sua graças.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós
in JMV.ning

Sem comentários: