quarta-feira, 29 de setembro de 2010

D. Ilídio Convoca Sínodo para Renovar a Igreja Diocesana

A preparação do Sínodo irá iniciar-se em Outubro. D. Ilídio Leandro explica os objectivos do Sínodo Diocesano, a realizar ao longo de dois anos, após os três de preparação que se iniciarão em 10 de Outubro.
A realidade actual da Igreja diocesana caracteriza-se pela grande diminuição do número de padres, pelo despovoamento do mundo rural e pelo envelhecimento da população.
Esta realidade impõe uma reorganização das estruturas eclesiais e uma adequação dos meios humanos e dos recursos, de modo a ser possível uma maior eficácia na evangelização.O tempo de preparação do Sínodo irá ser dedicado a uma longa e profunda reflexão, partindo dos documentos mais marcantes do Concílio Vaticano II, que aconteceu há 50 anos e ainda hoje estão longe de serem aprofundados e aplicados em toda a sua força renovadora. Com base nesses documentos conciliares, a Igreja visiense é convidada a avaliar o seu modelo organizativo, aprofundando a consciência de que "a comunhão eclesial existe para a missão".O avivar dessa consciência fará apelo à renovação da diocese, tornando-a uma Igreja, ao mesmo tempo, "celebrativa, evangelizadora e solidária".Na sua Carta Pastoral, D. Ilídio Leandro apela aos seus fiéis para que "se entusiasmem por acolher, abraçar e realizar todas as dinâmicas, etapas e propostas que forem sendo encontradas, sugeridas e reflectidas ao longo do caminho" de preparação e realização do Sínodo.Esta preparação e realização do Sínodo "exige, a todos e a cada um dos cristãos da Igreja de Viseu, o maior empenho, a máxima generosidade, a melhor atenção", de coração aberto à mudança que o imperativo evangélico traz consigo.As formas de celebrar a fé, de formar os fiéis, de transmitir a mensagem evangélica e de exercer a caridade e a solidariedade junto dos mais necessitados, tudo terá que ser reflectido profundamente, perante as mudanças que a sociedade sofreu, transformando-se numa sociedade nova, que exige formas novas de a Igreja responder às suas necessidades, envolvendo leigos, religiosos e padres, movimentos e departamentos eclesiais.O arranque do Sínodo terá início com a realização de uma Assembleia Diocesana, no próximo dia 10 de Outubro, no Pavilhão Multiusos de Viseu, localizado no Campo de Viriato (Feira de S. Mateus). Nesta Assembleia se apresentará o que é um sínodo diocesano, quais os conteúdos de reflexão e a metodologia a seguir neste Sínodo da Diocese de Viseu.D. Ilídio apela à oração intensa de todos os fiéis, para que o Espírito Santo possa agir sem entraves no coração e na mente de todos os que se dispuserem a fazer a caminhada sinodal, escutando Deus e dando uma "resposta fiel e alegre aos desafios" que a sociedade coloca à Igreja presentemente.
in diocese de Viseu

Sem comentários: