sexta-feira, 30 de abril de 2010

«Fátima Jovem» em directo na Internet

Participantes preparam surpresa para o Papa
A peregrinação nacional da juventude católica, “Fátima Jovem 2010”, terá uma cobertura noticiosa em constante actualização através da página do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), em http://ecclesia.pt/pjuvenil
A iniciativa decorre na madrugada de 1 para 2 de Maio e os participantes preparam uma surpresa para Bento XVI, genericamente apresentada como um “gesto singelo de carinho”.
Após cada etapa (concerto de abertura; procissão de velas; vigília; cine-fórum…) será disponibilizada uma notícia com reportagem fotográfica e pequeno excerto de vídeo, de modo a todos os jovens – mesmo aqueles que não puderam participar – terem contacto com a sua Peregrinação Nacional.
Esta cobertura corresponde também à vontade de que o “Fátima Jovem” seja o mais abrangente possível, refere a organização do evento.
A entrega de materiais ocorrerá às 14h00 do Sábado, 1 de Maio, no Centro Pastoral Paulo VI, e a equipa de trabalho do DNPJ estará a trabalhar no local desde o dia anterior.
in ecclessia

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Fátima: programa oficial da Peregrinação de Maio anunciado pelo Santuário

O programa oficial com todas as actividades de Bento XVI em Portugal, e em Fátima, foi tornado público pelo Vaticano a 25 de Março e o Santuário anuncia agora no cartaz do mês de Maio, já disponível no site oficial do Santuário na Internet, todo o programa da Peregrinação, incluindo os momentos em que o Santo Padre estará presente.
Embora sem grandes alterações relativamente ao programa habitual proposto aos peregrinos para os dias da Peregrinação Aniversária de Maio, mas tendo em conta a presença do Papa, o Santuário procedeu a alguns pequenos ajustes nos horários das celebrações, em especial no dia 12.
Habitualmente, a 12 de Maio celebra-se, no Recinto, às 16:30, uma Missa, com a participação dos doentes, seguida de procissão Eucarística, e às 18:30 decorre, na Capelinha das Aparições, o início oficial da Peregrinação, com a saudação a Nossa Senhora e aos peregrinos.
No próximo mês de Maio, para a tarde do dia 12, está marcada, para as 16:00, uma procissão Eucarística, no Recinto, e, às 17:30, a chegada do Santo Padre à Capelinha das Aparições e o início oficial da Peregrinação Internacional Aniversária.
Programa disponível aqui
in ecclesia

segunda-feira, 26 de abril de 2010

4º Domingo do Tempo Pascal

O 4º Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo João, no qual Jesus é apresentado como Bom Pastor. É, portanto, este o tema central que a Palavra de Deus hoje nos propõe.
O Evangelho apresenta Cristo como o Bom Pastor, cuja missão é trazer a vida plena às ovelhas do seu rebanho; as ovelhas, por sua vez, são convidadas a escutar o Pastor, a acolher a sua proposta e a segui-l’O. É dessa forma que encontrarão a vida em plenitude.
A primeira leitura propõe-nos duas atitudes diferentes diante da proposta que o Pastor (Cristo) nos apresenta. De um lado, estão essas “ovelhas” cheias de auto-suficiência, satisfeitas e comodamente instaladas nas suas certezas; de outro, estão outras ovelhas, permanentemente atentas à voz do Pastor, que estão dispostas a arriscar segui-l’O até às pastagens da vida abundante. É esta última atitude que nos é proposta.
A segunda leitura apresenta a meta final do rebanho que seguiu Jesus, o Bom Pastor: a vida total, de felicidade sem fim.
in ecclesia

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Vaticano divulga números oficiais da Igreja Católica em Portugal

Dados falam em 88,3% de católicos, menos padres e várias obras na área social
O Vaticano divulgou esta Quinta-feira os números oficiais da Igreja Católica em Portugal, os quais falam numa percentagem de católicos de 88,3% da população, confirmando ainda a quebra no número de padres.Os dados disponibilizados pela sala de imprensa da Santa Sé referem-se à situação no dia 31 de Dezembro de 2008.
De 2000 a 2008, o número de sacerdotes diocesanos baixou de 3159 para 2825 (menos 11%), enquanto que o clero religioso desceu de 1078 para 972 (uma quebra de quase 10%).
Os seminaristas de filosofia e teologia também são menos, segundo os últimos dados disponíveis: de 547, entre diocesanos e religiosos, em 2000 passou-se para 444 em 2008 (menos 19%).
Segundo o Vaticano, a percentagem de católicos em Portugal é de 88,3% dos habitantes - 9,36 milhões de católicos para uma população de 10,6 milhões de pessoas.O Recenseamento da Prática Dominical, datado de 2001, mostrava que o número total de praticantes não chegava, contudo, aos 2 milhões de fiéis.
A Igreja Católica em Portugal conta com 52 Bispos, 3797 padres, 212 diáconos permanentes, 312 religiosos e 5965 religiosas, para além de 594 membros de Institutos seculares.
O número de catequistas é de 63 906 num total de 4380 paróquias e 2878 outros centros pastorais, espalhados por 21 Dioceses.
Um dado curioso diz respeito aos titulares das Dioceses: desde o ano 2000, foram 13 as Dioceses que passaram a ser lideradas por um novo Bispo.
O Vaticano elenca também os centros escolares que são propriedade da Igreja ou são dirigidos pelos seus membros: há 793 estabelecimentos até à primária, 80 secundários e 26 institutos superiores e a UCP, servindo um total de quase 130 mil alunos.
Quanto a “centros caritativos e sociais” são contabilizados 43 hospitais, 155 ambulatórios, 799 casas para idosos, 663 orfanatos ou asilos, 55 consultórios familiares e centros para a protecção da vida, 462 centros educativos especiais e 168 outras instituições.
in ecclesia

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Semana das Vocações

Decorre até ao dia 25 a 47ª Semana das Vocações. A Mensagem do Papa para esta Semana centra-se na importância do testemunho para a adesão ao chamamento que Deus faz a cada um para ser feliz, servindo os outros e, neles, servir a Deus, como instrumento do Bem que Ele quer para todos.
Em Ano Sacerdotal, como é o que decorre, vem a propósito reflectir sobre a importância das vocações de consagração na vida da Igreja. "A fecundidade da proposta vocacional é favorecida também pela qualidade e riqueza do testemunho pessoal e comunitário de todos aqueles que já responderam ao chamamento do Senhor no ministério sacerdotal e na vida consagrada", diz Bento XVI na sua Mensagem. E convida "todos aqueles que o Senhor chamou para trabalhar na Sua vinha a renovarem a sua fidelidade de resposta".
"Jesus, o enviado do Pai, testemunha o amor de Deus por todos os homens sem distinção, com especial atenção pelos últimos, os pecadores, os marginalizados, os pobres", diz Bento XVI. E afirma igualmente que "Deus serve-se do testemunho de sacerdotes fiéis à sua missão, para suscitar novas vocações sacerdotais e religiosas para o serviço do Seu Povo."
Para um testemunho eficaz, o Papa indica como necessário que o consagrado mantenha uma estreita e íntima amizade com Cristo, escutando a Sua Palavra e dedicando tempo à oração. Igualmente necessário é o "dom de si mesmo a Deus" na pessoa daqueles "que a Providência lhe confia no ministério pastoral, com dedicação plena, contínua e fiel e com a alegria de fazer-se companheiro de viagem de muitos irmãos", "por amor do Reino dos Céus." Por fim, como terceiro elemento importante no testemunho é o sacerdote mostrar-se "homem de comunhão, aberto a todos, capaz de fazer caminhar unido todo o rebanho que a bondade do Senhor lhe confiou, ajudando a superar divisões, sanar lacerações, aplanar contrastes e incompreensões, perdoar as ofensas".
Sacerdotes e religiosos (as) são "sinais de contradição" neste mundo inspirado pelo materialismo, pelo egoísmo e pelo individualismo. "Fiel à sua vocação, cada presbítero, cada consagrado e cada consagrada transmite a alegria de servir a Cristo, e convida todos os cristãos a responderem à vocação universal à santidade", conclui o Papa, desafiando os jovens a "opções existenciais e concretas", que "envolvam o próprio futuro".
in ecclesia

Noticias da diocese vizinha

Guarda: Trovadores de Deus venceram Festival Diocesano Jovem da Canção
“Firmes no Amor”, do Grupo “Trovadores de Deus”, de Celorico da Beira, foi a canção vencedora do Festival Diocesano Jovem da Canção que decorreu na tarde de 17 de Abril, no Sabugal. A iniciativa fez parte do programa do Dia Diocesano da Juventude, que congregou centenas de Jovens naquela cidade raiana.
A canção vencedora arrecadou também o Prémio “Melhor Música”.
Em segundo lugar ficou a canção “Hino à Fé”, do Grupo da Associação Cultural e Recreativa Fernão Joanes, que também foi distinguida com o Prémio “Melhor Interpretação”.
O terceiro lugar foi para a canção “Raízes”, interpretada pelo grupo “+ Jovem”, que congregava elementos de Paços, Eirô e S. Marinha. Esta canção foi distinguida com o Prémio “Melhor Letra”.
Com esta vitória, o Grupo “Trovadores de Deus” vai representar a diocese da Guarda no Festival Nacional da Canção da Mensagem 2010, a realizar em Fátima, no dia 1 de Maio.
No rescaldo do Festival, o Padre Jorge Castela, Responsável pelo Departamento da Pastoral Juvenil da Diocese da Guarda, disse, ao Jornal “A Guarda”, estar “muito satisfeito com a qualidade dos participantes, pois apresentaram diversos estilos musicais”. E acrescentou: “houve uma qualidade muito acrescida, este ano”.
in ecclesia

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Parabens para a amiga Rafaela

Que este dia tenha sido feliz, para esta nossa amiga,felicidades na vida académica.
Muitos anos de vida e muitas coisas boas,beijinhos.

3º Domingo do Tempo Pascal

A liturgia deste 3º Domingo do Tempo Pascal recorda-nos que a comunidade cristã tem por missão testemunhar e concretizar o projecto libertador que Jesus iniciou; e que Jesus, vivo e ressuscitado, acompanhará sempre a sua Igreja em missão, vivificando-a com a sua presença e orientando-a com a sua Palavra.
A primeira leitura apresenta-nos o testemunho que a comunidade de Jerusalém dá de Jesus ressuscitado. Embora o mundo se oponha ao projecto libertador de Jesus testemunhado pelos discípulos, o cristão deve antes obedecer a Deus do que aos homens.
A segunda leitura apresenta Jesus, o “cordeiro” imolado que venceu a morte e que trouxe aos homens a libertação definitiva; em contexto litúrgico, o autor põe a criação inteira a manifestar diante do “cordeiro” vitorioso a sua alegria e o seu louvor.
O Evangelho apresenta os discípulos em missão, continuando o projecto libertador de Jesus; mas avisa que a acção dos discípulos só será coroada de êxito se eles souberem reconhecer o Ressuscitado junto deles e se deixarem guiar pela sua Palavra.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Parabens para a amiga Patricia Cabral

Que este dia seja um dia feliz, para esta nossa amiga,felicidades na vida académica.
Muitos anos de vida e muitas coisas boas,beijinhos.

PARABENS.......................

domingo, 11 de abril de 2010

Parabéns para a amiga Sara

Que este dia seja um dia feliz, para esta nossa amiga,felicidades na vida académica.
Muitos anos de vida,beijinhos.

2º Domingo do Tempo Pascal

A liturgia deste domingo põe em relevo o papel da comunidade cristã como espaço privilegiado de encontro com Jesus ressuscitado.
O Evangelho sublinha a ideia de que Jesus vivo e ressuscitado é o centro da comunidade cristã; é à volta d’Ele que a comunidade se estrutura e é d’Ele que ela recebe a vida que a anima e que lhe permite enfrentar as dificuldades e as perseguições. Por outro lado, é na vida da comunidade (na sua liturgia, no seu amor, no seu testemunho) que os homens encontram as provas de que Jesus está vivo.
A segunda leitura insiste no motivo da centralidade de Jesus como referência fundamental da comunidade cristã: apresenta-O a caminhar lado a lado com a sua Igreja nos caminhos da história e sugere que é n’Ele que a comunidade encontra a força para caminhar e para vencer as forças que se opõem à vida nova de Deus.
A primeira leitura sugere que a comunidade cristã continua no mundo a missão salvadora e libertadora de Jesus; e quando ela é capaz de o fazer, está a dar testemunho desse Cristo vivo que continua a apresentar uma proposta de redenção para os homens.
in CPE

Crisma Arciprestal em Infias

Uma verdadeira enchente, com o numero de Crismandos a ultrapassar a meia centena, apesar de a Igreja de Infias ser pequena, todos puderam assistir a esta bela cerimónia presidida pelo nosso Bispo D.Ilidio,onde todos estiveram muito bem, uma tarde inesquecivel para todos certamente.

Parabens para a amiga Guida

Muitos parabens, que este dia tenha sido maravilhoso com muitas coisas boas, beijinhos

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Igreja prepara-se para a Semana de Oração pelas Vocações

“Olha bem à tua volta. Há mais gente como tu!” é o convite que sobressai no cartaz da 47.ª Semana de Oração pelas Vocações, que vai decorrer entre 18 e 25 de Abril.
O grafismo destaca também um endereço da rede social do Facebook que pede aos leitores para descrever como descobriram a sua vocação.
A página inclui vídeos com depoimentos de jovens, a mensagem do Papa para esta Semana, a oração “Rezar para testemunhar” e os contactos dos Secretariados Diocesanos da Pastoral das Vocações, entre outros conteúdos.
A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios mantém igualmente a presença no site “MySpace”.
O tema escolhido para este ano – “O testemunho suscita vocações” – sublinha que o exemplo dos padres é fundamental para obter respostas afirmativas ao chamamento que Deus faz à vida sacerdotal e consagrada.
Na mensagem que escreveu para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações – 25 de Abril – Bento XVI salienta que a “amizade com Cristo”, que se expressa e alimenta da oração, deve ser o testemunho prioritário.
O Papa sublinha que os padres devem dedicar totalmente a vida a Deus, dado que esse exemplo é fonte de atracção: “A história de cada vocação cruza-se quase sempre com o testemunho de um sacerdote que vive jubilosamente a doação de si mesmo aos irmãos por amor do Reino dos Céus”.
“Os jovens – avisa Bento XVI – se virem os sacerdotes isolados e tristes, com certeza não se sentirão encorajados a seguir o seu exemplo. Levados a considerar que tal possa ser o futuro de um padre, vêem aumentar a sua hesitação.”
Pelo contrário, a fidelidade e o testemunho dos religiosos que se “deixam conquistar por Deus renunciando a si mesmos, continuam a suscitar no ânimo de muitos jovens o desejo de, por sua vez, seguirem Cristo para sempre, de modo generoso e total”, refere o Papa.
in ecclesia

Parabéns para a amiga Marta

Apesar de atrasados, muitos parabens e que este dia tenha sido muito feliz, beijos de todos.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Páscoa Feliz para todos


Feliz Páscoa


Clique aqui para mandar recados e imagens!

Páscoa

A palavra Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir.
A Páscoa também é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
A última ceia partilhada por Jesus Cristo e seus discípulos é narrada nos Evangelhos e é considerada, geralmente, um “sêder do pesach” – a refeição ritual que acompanha a festividade judaica, se nos ativermos à cronologia proposta pelos Evangelhos sinópticos. O Evangelho de João propõe uma cronologia distinta, ao situar a morte de Cristo por altura da hecatombe dos cordeiros do Pessach. Assim, a última ceia teria ocorrido um pouco antes desta mesma festividade.No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!
in Wikipedia

Domingo de Páscoa

A liturgia deste domingo celebra a ressurreição e garante-nos que a vida em plenitude resulta de uma existência feita dom e serviço em favor dos irmãos. A ressurreição de Cristo é o exemplo concreto que confirma tudo isto.
A primeira leitura apresenta o exemplo de Cristo que “passou pelo mundo fazendo o bem” e que, por amor, Se deu até à morte; por isso, Deus ressuscitou-O. Os discípulos, testemunhas desta dinâmica, devem anunciar este “caminho” a todos os homens.
O Evangelho coloca-nos diante de duas atitudes face à ressurreição: a do discípulo obstinado, que se recusa a aceitá-la porque, na sua lógica, o amor total e a doação da vida não podem nunca ser geradores de vida nova; e o discípulo ideal, que ama Jesus e que, por isso, entende o seu caminho e a sua proposta – a esse não o escandaliza nem o espanta que da cruz tenha nascido a vida plena, a vida verdadeira.
A segunda leitura convida os cristãos, revestidos de Cristo pelo Baptismo, a continuarem a sua caminhada de vida nova, até à transformação plena que acontecerá quando, pela morte, tivermos ultrapassado a última fronteira da nossa finitude.
in CEP

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Dia das Mentiras

Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no Dia das Mentiras ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril".
No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.