quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Oração a S.Miguel Arcanjo- nosso padroeiro



miguel_arcanjo1
in semprealegria

D. Ilídio Convoca Sínodo para Renovar a Igreja Diocesana

A preparação do Sínodo irá iniciar-se em Outubro. D. Ilídio Leandro explica os objectivos do Sínodo Diocesano, a realizar ao longo de dois anos, após os três de preparação que se iniciarão em 10 de Outubro.
A realidade actual da Igreja diocesana caracteriza-se pela grande diminuição do número de padres, pelo despovoamento do mundo rural e pelo envelhecimento da população.
Esta realidade impõe uma reorganização das estruturas eclesiais e uma adequação dos meios humanos e dos recursos, de modo a ser possível uma maior eficácia na evangelização.O tempo de preparação do Sínodo irá ser dedicado a uma longa e profunda reflexão, partindo dos documentos mais marcantes do Concílio Vaticano II, que aconteceu há 50 anos e ainda hoje estão longe de serem aprofundados e aplicados em toda a sua força renovadora. Com base nesses documentos conciliares, a Igreja visiense é convidada a avaliar o seu modelo organizativo, aprofundando a consciência de que "a comunhão eclesial existe para a missão".O avivar dessa consciência fará apelo à renovação da diocese, tornando-a uma Igreja, ao mesmo tempo, "celebrativa, evangelizadora e solidária".Na sua Carta Pastoral, D. Ilídio Leandro apela aos seus fiéis para que "se entusiasmem por acolher, abraçar e realizar todas as dinâmicas, etapas e propostas que forem sendo encontradas, sugeridas e reflectidas ao longo do caminho" de preparação e realização do Sínodo.Esta preparação e realização do Sínodo "exige, a todos e a cada um dos cristãos da Igreja de Viseu, o maior empenho, a máxima generosidade, a melhor atenção", de coração aberto à mudança que o imperativo evangélico traz consigo.As formas de celebrar a fé, de formar os fiéis, de transmitir a mensagem evangélica e de exercer a caridade e a solidariedade junto dos mais necessitados, tudo terá que ser reflectido profundamente, perante as mudanças que a sociedade sofreu, transformando-se numa sociedade nova, que exige formas novas de a Igreja responder às suas necessidades, envolvendo leigos, religiosos e padres, movimentos e departamentos eclesiais.O arranque do Sínodo terá início com a realização de uma Assembleia Diocesana, no próximo dia 10 de Outubro, no Pavilhão Multiusos de Viseu, localizado no Campo de Viriato (Feira de S. Mateus). Nesta Assembleia se apresentará o que é um sínodo diocesano, quais os conteúdos de reflexão e a metodologia a seguir neste Sínodo da Diocese de Viseu.D. Ilídio apela à oração intensa de todos os fiéis, para que o Espírito Santo possa agir sem entraves no coração e na mente de todos os que se dispuserem a fazer a caminhada sinodal, escutando Deus e dando uma "resposta fiel e alegre aos desafios" que a sociedade coloca à Igreja presentemente.
in diocese de Viseu

Dia de São Vicente de Paulo – 27 de setembro


O Santo dos pobres sem odiar os ricos.
O Santo do corpo conservado inteiro na Rue de Sevrés, Paris.

=
in Etiquetas:

domingo, 26 de setembro de 2010

26º Domingo do Tempo Comum

A liturgia deste domingo propõe-nos, de novo, a reflexão sobre a nossa relação com os bens deste mundo… Convida-nos a vê-los, não como algo que nos pertence de forma exclusiva, mas como dons que Deus colocou nas nossas mãos, para que os administremos e partilhemos, com gratuidade e amor.
Na primeira leitura, o profeta Amós denuncia violentamente uma classe dirigente ociosa, que vive no luxo à custa da exploração dos pobres e que não se preocupa minimamente com o sofrimento e a miséria dos humildes. O profeta anuncia que Deus não vai pactuar com esta situação, pois este sistema de egoísmo e injustiça não tem nada a ver com o projecto que Deus sonhou para os homens e para o mundo.
O Evangelho apresenta-nos, através da parábola do rico e do pobre Lázaro, uma catequese sobre a posse dos bens… Na perspectiva de Lucas, a riqueza é sempre um pecado, pois supõe a apropriação, em benefício próprio, de dons de Deus que se destinam a todos os homens… Por isso, o rico é condenado e Lázaro recompensado.
A segunda leitura não apresenta uma relação directa com o tema deste domingo… Traça o perfil do “homem de Deus”: deve ser alguém que ama os irmãos, que é paciente, que é brando, que é justo e que transmite fielmente a proposta de Jesus. Poderíamos, também, acrescentar que é alguém que não vive para si, mas que vive para partilhar tudo o que é e que tem com os irmãos?
in CEP

Parabens para as amigas Ana Teresa e Joana Santos

muitos parabéns e que este dia tenha sido maravilhoso, com muitas coisas boas e tudo tenha corrido pelo melhor...
Beijinhos de todos os membros do centro local....


Feliz Aniversario, Parabens

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Diocese de Viseu prepara reorganização

Carta Pastoral de D. Ilídio Leandro explica objectivos do Sínodo e apresenta assembleia diocesana que marca o arranque de um processo que termina em 2015
Diminuição de padres, despovoamento rural, subida do número de habitantes nos centros urbanos e envelhecimento da população são alguns dos factores que levam a diocese de Viseu a ponderar a sua reestruturação.
A avaliação do modelo organizativo é uma das cinco prioridades enunciadas na mais recente Carta Pastoral do bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, na qual se sintetizam as finalidades do sínodo diocesano, que decorre entre 2010 e 2015.
O prelado pretende que estes cinco anos, marcados pelo tema “Da Comunhão para a Missão”, sejam a base da “renovação” da diocese, tornando-a “celebrativa, evangelizadora e solidária”, segundo as linhas fundamentais do Concílio Vaticano II (1962-1965).
D. Ilídio Leandro frisa que este objectivo só será possível se os fiéis “se entusiasmarem por acolher, abraçar e realizar todas as dinâmicas, etapas e propostas que forem sendo encontradas, sugeridas e reflectidas ao longo do caminho”.
O projecto, assinala o texto, “exige, a todos e a cada um dos cristãos da Igreja de Viseu, o maior empenho, a máxima generosidade, a melhor atenção”, impondo igualmente a “inteira e afectiva disponibilidade do coração” do bispo de Viseu.
O itinerário sínodal pretende também reorganizar a celebração da fé, mudar o esquema de formação dos fiéis, transformar o modo como se anuncia a mensagem cristã e rever o envolvimento da Igreja na acção solidária, “tendo em conta um sério programa de revisão de comportamentos e de intervenção social”.
O documento, intitulado “O Sínodo na diocese de Viseu”, descreve genericamente a assembleia que marca o início do envolvimento dos leigos, religiosos e padres representantes dos movimentos e departamentos eclesiais.
O programa do encontro, a realizar a 10 de Outubro no Pavilhão Multiusos de Viseu, inclui a apresentação do Sínodo e do seu itinerário, além da indicação dos “conteúdos fundamentais” e da “metodologia a seguir”, sobretudo no primeiro ano (2010/2011).
A Carta Pastoral termina com um apelo à oração, que “deve ocupar o primeiro lugar” no roteiro sinodal, com vista a proporcionar a “escuta de Deus” e a “resposta fiel e alegre aos desafios” que a sociedade coloca à Igreja.
O sínodo é um órgão consultivo convocado pelo bispo, cujas decisões só podem ser publicadas com a sua autorização.
in Ecclesia

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Parabens para a amiga e assessora Prof. Fernanda Cunha

Muitos parabéns, que este dia seja um dia de grande alegria e muita felicidade e tudo de bom esteja reservado.
Muitos beijinhos de todos os membros do centro local.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Parabens para a amiga Sofia

Feliz aniversário

Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.
Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias.
Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.
Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
É ser grato, reconhecido, forte, destemido.
É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo;
Parabéns a você nesse dia tão grandioso.
in Pensador/info

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Parabens ao amigo Rafael

Que este dia seja muito feliz, tudo de bom e já agora felicidade e boa sorte para esta nova etapa académica que agora se vai iniciar.
Feliz aniversário.
Beijinhos e abraços

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Recepção ao Padre Valmour


Foi assim apresentado o nosso novo Paroco, para o nosso arciprestado, o padre Valmour.
Muitas felicidades e bom trabalho nesta sua nova casa.

sábado, 11 de setembro de 2010

24º Domingo do Tempo Comum

«Trazei depressa a melhor túnica e vesti-lha»
O filho regressa a casa do pai e exclama : «Pai, pequei contra o céu e contra ti, já não mereço ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus assalariados.» [...] Mas o pai acorreu, e acorreu de longe. «Quando ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós» (Rom 5, 8). O Pai acorreu [...] na pessoa do Filho, quando por Ele desceu do céu à terra. «O Pai que me enviou está Comigo», diz Ele no evangelho (Jo 16, 32). E lançou-se-lhe ao pescoço: lançou-Se a nós quando, por Cristo, toda a Sua divindade desceu do céu e Se instalou na nossa carne. E cobriu-o de beijos. Quando? Quando «se encontraram a compaixão e a verdade, se abraçaram a justiça e a paz» (Sl 84, 11).
Mandou trazer-lhe a melhor túnica, a túnica que Adão tinha perdido, a glória eterna da imortalidade. Pôs-lhe um anel no dedo: o anel da honra, o título de liberdade, o especial penhor do espírito, o sinal da fé, a caução das núpcias celestes. Ouve o que diz o apóstolo Paulo: «Desposei-vos com um único esposo, como virgem pura oferecida a Cristo» (2Cor 11, 2). E calçou-lhe umas sandálias: para termos os pés calçados quando anunciamos a boa nova do evangelho, a fim de que sejam «os pés daqueles que anunciam a boa nova da paz» (Is 52, 7; Rom 10, 15).
Por ele mandou matar o vitelo gordo. [...] O vitelo foi morto por ordem do pai porque Cristo, o Filho de Deus, não podia ser morto contra a vontade do Pai. Ouve novamente o apóstolo Paulo: «Ele não poupou o Seu próprio Filho, mas O entregou por todos nós» (Rom 8, 32).
in evangelho quotidiano

domingo, 5 de setembro de 2010

23º Domingo do tempo comum

Oferecer a Deus o nosso verdadeiro tesouro

Muitos dos que, para seguirem a Cristo, tinham desprezado fortunas consideráveis, enormes quantias de ouro e de prata e propriedades magníficas, mais tarde deixaram-se apegar a um raspador, a um estilete, a uma agulha, a um junco de escrita. [...] Depois de terem distribuído todas as suas riquezas por amor a Cristo, retiveram a sua anterior paixão e colocaram-na em futilidades, sendo capazes de se deixar levar pela cólera para as reter. Não tendo a caridade de que fala São Paulo, a sua vida foi tocada pela esterilidade. O bem-aventurado apóstolo previu essa infelicidade: «Ainda que eu distribua todos os meus bens e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, de nada me aproveita», dizia (1Cor 13, 3). Prova evidente de que não atingimos de imediato a perfeição pela simples renúncia a todas as riquezas e pelo desprezo de todas as honras, se a isso não juntarmos essa caridade cujas características o apóstolo descreve.
Ora esta caridade apenas se encontra na pureza do coração. Porque rejeitar a inveja, a arrogância, a ira e a frivolidade, não procurar o próprio interesse, não se alegrar com a injustiça, não guardar ressentimento e tudo o resto (1Cor 13, 4-5), que é tudo isso se não oferecer continuamente a Deus um coração perfeito e muito puro e mantê-lo isento de toda a moção das paixões? Assim, a pureza do coração será o fim último das nossas acções e dos nossos desejos.
in evangelho quotidiano

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

I Encontro dos antigos JMV´s do nosso centro local

Vai realizar-se o 1ºencontro de antigos JMV´s do centro local de Fornos de Algodres, uma experiência nova aqui,mas que a nível nacional tem dado resultado, o objectivo é voltar a juntar, alguns daqueles que noutras épocas contribuíram para o desenvolvimento do nosso centro local.
o dia será o 11 de Setembro,a concentração está marcada para as 16h, junto ao largo da misericórdia, para assim assistir e animar a Eucaristia vespertina, segue-se um momento de oração e de convivio, onde de vão reviver bons momentos e depois o jantar vai ter lugar em Viseu, na Feira de S.Mateus.
onde para este encontro estao convidados todos os actuais membros para assim existir uma maior interligação.
uma boa oportunidade de todos nos conhecer-mos melhor.......