quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Não deixar fugir os jovens crismados

A diocese de Viseu irá celebrar o Dia do Confirmado na próxima vigília de Pentecostes (30 de Maio). Esta jornada – a realizar naquela cidade – é organiza pelos Secretariados diocesanos da Juventude e da Educação Cristã.
Com o intuito de ajudar os jovens, o Pe. José Cardoso, responsável pelo sector da Educação Cristã afirmou à Agência Ecclesia que já estão a publicar alguns temas em http://7passos.blogspot.com, tendo em conta “o Ano Paulino e o Sacramento do Espírito Santo”. E acrescenta: “propomos sete passos”
A celebração deste dia será uma “oportunidade para reavivar e reactivar em muitas paróquias” a Pastoral Juvenil e os grupos de jovens. Após a realização do Dia do Confirmado, as entidades promotoras farão a avaliação e decidirão se esta festa terá ritmo anual ou não. A avaliar pelo arciprestado de Besteiros, onde o Pe. José Cardoso exerce o seu múnus pastoral, “já conseguimos activar quatro grupos de jovens”.
Quando se diz que os jovens abandonam a igreja após o Sacramento do Crisma, esta actividade “contraria essa tendência geral” – salienta o responsável. E avança: “é um passo para inverter essa tendência”.

fonte: Agência Ecclesia

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Quarta-feira de Cinzas


A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ( que não são incluídos na Quaresma); ela ocorre quarenta e seis dias antes da Sexta-feira Santa contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até a segunda semana de março.
No Catolicismo Romano, é um dia de jejum e abstinência.
Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia depois da terça-feira gorda ou Mardi Gras, o último dia da temporada de Carnaval. A Igreja Ortodoxa não observa a quarta-feira de cinzas, começando a quaresma já na segunda-feira anterior a ela.

Parabens para o Joao Santos

Parabens para este nosso colega, muitos anos de vida.bjs e abraços

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Quaresma

A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja Católica, a Igreja Anglicana e algumas protestantes marcam para preparar os crentes para a grande festa da Páscoa. Durante este período, os seus fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração.
Na Quaersma, é comum encontrarmos imagens veladas: sentido de penitência

Começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na tarde de quinta-feira santa, antes a Missa da Ceia do Senhor, que inicia o Trdíduo Pascal. Ao longo deste período, sobretudo na liturgia do domingo, é feito um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que pretendem viver como filhos de Deus.

A Quaresma dura 47 dias, embora para o calendário litúrgico os domingos não contem, perfazendo então 40 dias. A duração da Quaresma está baseada no simbolismo do número quarenta na Bíblia que significa provação. Nesta, fala-se dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egipto.

A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de acção: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma consequência da penitência.

TERÇO MENSAL JMV

Realiza-se hoje pelas 21h na capela de NS das Dores, o terço mensal jmv.
Um bom momento de oraçao, meditaçao, e fazer um balanço do mes
Jovem aparece.........

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Visita do conselho regional a Fornos

Teve lugar neste domingo, a visita do conselho regional ao nosso centro local, participaram na eucaristia, seguiu o convivio entre jovens e o almoço,para a tarde estava reservada uma reuniao interna desse conselho e depois a reuniao foi alargada ao restantes membros do centro local, esperamos q o conselho regional tenha levado boas referencia da nossa bonita localidade, e tem sempre a porta aberta para regressarem.São sempre benvindos.

Parabens para o Joao Pedro

Assim deixamos aqui os parabens atrasados para o Joao Pedro,muita felicidade e alegria.
muitos anos.bjs e abraços do centro local

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

VI Domingo do Tempo Comum


Também para esta mentalidade, Jesus leva uma mensagem de salvação. Jesus não só cura a doença física, mas também liberta o leproso de toda aquela carga de maldição. “Jesus, compadecido, estendeu a mão, tocou-lhe e disse: Quero: fica limpo”. Tocar um leproso era um gesto nunca visto. Este gesto de Jesus (tocar o leproso) exprime bem até que ponto Ele se aproxima daqueles que sofrem. Cristo não só cura, mas também purifica dos pecados, enraizados no mal (por isso, como diz a 1ª Leitura, tinham que ser examinados pelo sacerdote). Além de curar e de purificar o leproso, Jesus reinsere-o na comunidade. O leproso volta a ser cidadão e um membro do povo de Israel.

Uma das tarefas dos cristãos neste mundo é espalhar esta mensagem de libertação, especialmente junto dos mais carentes, necessitados e pobres. Hoje, há tanta gente necessitada desta mensagem e famintas de tantos géneros de fome. Todos podemos colaborar nesta missão, fortalecidos pela Eucaristia. Ela é um alimento que leva a praticar a solidariedade, a fraternidade, a partilha, lutando por um mundo sem carências. A Oração Depois da Comunhão ajuda-nos a entender melhor esta ideia: “Senhor, que nos alimentastes com o pão do Céu, concedei-nos a graça de buscarmos sempre aquelas realidades que nos dão a verdadeira vida”.

É interessante não esquecer as diversas atitudes cristãs referidas nas leituras deste domingo. Por exemplo, a atitude humilde e confiante do leproso, quando se apresenta a Jesus: “prostrou-se de joelhos e suplicou-Lhe: se quiseres, podes curar-me”. O Senhor atende à súplica orante deste homem. Por isso, a Oração Colecta deste domingo diz-nos: “Senhor, que prometestes estar presente nos corações rectos e sinceros, ajudai-nos com a vossa graça a viver de tal modo que mereçamos ser vossa morada”. Uma outra atitude a ter em conta é aquela que São Paulo recomenda na 2ª Leitura. Discutia-se se o cristão podia ou não comer carne oferecida em sacrifícios aos ídolos. S. Paulo responde: “Quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus”; ou seja, o mais importante não é o aspecto normativo, mas o comportamento: não escandalizar ninguém e ser uma testemunha exemplar da fé em Jesus. Para isso, é necessário ter discernimento e clareza de princípios: “Fazei como eu, que em tudo procuro agradar a toda a gente, não buscando o próprio interesse, mas o de todos, para que possam salvar-se”. São Paulo é um exemplo, mas o modelo é Jesus. Por isso, a última frase da 2ª Leitura pode servir para uma boa conclusão: “Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo”.

Parabens para o Padre Fernando

Apesar de atrasados, o nosso centro local deixa os parabéns para o Padre Fernando, padre vicentino a realizar o seu trabalho na regiao norte do nosso Portugal.
As maiores felicidades e continue a realizar a sua tarefa tão bem como até agora.
Feliz Aniversário............................

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

ORAÇÃO DA FAMÍLIA VICENTINA

Senhor Jesus, Tu que te fizeste pobre, faze que tenhamos os olhos e o coração voltados para os pobres e que possamos reconhecer-Te neles; em sua sede, em sua fome, em sua solidão e em sua dor.
Suscita em nossa Família Vicentina A unidade, a simplicidade, a humildade E a chama de caridade Que inflamou o coração de São Vicente de Paulo.
Dá-nos a força para que, fiéis à prática dessas virtudes, Possamos contemplar-Te e servir-Te na pessoa dos pobres E um dia unirmo-nos a Ti e a eles no teu reino.
Amém.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Visita do Pe. Gregory Gay, Superior Geral da Família Vicentina


No próximo dia 9 de Fevereiro,segunda-feira, pelas 21:00 em Viseu, a Família Vicentina do centro de Portugal recebe a visita do seu Superior Geral, Pe. Gregory Gay.Todos somos convidados a estar presentes por isso, não faltem! Afinal é uma reunião de Família. Tragam um sorriso, boa disposição e disponibilidade para acolher.

Noticias da nossa Diocese

Viseu aposta nos ministérios laicais
Ministérios do catequista, acolhimento e promoção social são prioridades na pastoral daquela diocese

A diocese de Viseu irá apostar nos ministérios “do catequista, acolhimento e promoção social”. Após o encerramento da Formação Permanente do Clero, D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu, realçou à Agência ECCLESIA que o ministério do catequista – a catequese na diversidade da vida – “é essencial, aliás até temos um curso a funcionar na diocese de formação de adultos”. Nos próximos tempos começará um curso de Ciências Religiosas.

Em relação ao ministério do acolhimento, o bispo de Viseu esclarece que este está mais virado para a cidade. “Acolher imigrantes ou pessoas que vêm visitar-nos e não são da cidade”. Os cristãos devem “ser acolhedores daqueles que vão integrar novos mundos”.A crise dos tempos actuais gera “grandes interrogações” e “novos pobres”. Perante esta realidade, a diocese de Viseu irá dar atenção ao ministério da Promoção Social. Através de uma Pastoral Social organizada “achamos que as pessoas que têm verdadeira vocação para esta área poderiam ser investidos neste ministério” – afirmou.A formação permanente do Clero “é muito importante” porque, “tal como disse João Paulo II, o sacerdote precisa de viver a vocação no sacerdócio”. E adianta: “a formação permanente é a alimentação da vocação”Dada a dispersão e às várias actividades dos sacerdotes, D. Ilídio Leandro sublinha que estas iniciativas são “também uma oportunidade de encontro, comunhão e convívio”Ao longo dos três dias (3 a 5 deste mês) os participantes reflectiram – com a ajuda do pastoralista Dionisio Borobio - sobre vários temas: ministérios, iniciação cristã e movimentos.Em relação à Iniciação Cristã, o bispo de Viseu sublinhou que, actualmente, “existem muitas crianças que andam na catequese sem terem o Baptismo”. E adianta: “muitos cristãos não têm uma consciência da fé”Numa sociedade cada vez mais secularizada, o presbitério de Viseu também reflectiu sobre o papel dos movimentos cristãos na Nova Evangelização. “Os padres necessitam de se encontrarem e reflectirem a pastoral para os dias de hoje” – acrescenta. O anúncio é “feito a todos” mas “queremos mais qualidade” – finaliza.

V Domingo do Tempo Comum


Que sentido têm o sofrimento e a dor que acompanham a caminhada do homem pela terra? Qual a "posição" de Deus face aos dramas que marcam a nossa existência? A liturgia do 5º Domingo Comum reflecte sobre estas questões fundamentais. Garante-nos que o projecto de Deus para o homem não é um projecto de morte, mas é um projecto de vida verdadeira, de felicidade sem fim.
Na primeira leitura, um crente chamado Job comenta, com amargura e desilusão, o facto de a sua vida estar marcada por um sofrimento atroz e de Deus parecer ausente e indiferente face ao desespero em que a sua existência decorre... Apesar disso, é a Deus que Job se dirige, pois sabe que Deus é a sua única esperança e que fora dele não há possibilidade de salvação.
No Evangelho manifesta-se a eterna preocupação de Deus com a felicidade dos seus filhos. Na acção libertadora de Jesus em favor dos homens, começa a manifestar-se esse mundo novo sem sofrimento, sem opressão, sem exclusão que Deus sonhou para os homens. O texto sugere, ainda, que a acção de Jesus tem de ser continuada pelos seus discípulos.
A segunda leitura sublinha, especialmente, a obrigação que os discípulos de Jesus assumiram no sentido de testemunhar diante de todos os homens a proposta libertadora de Jesus. Na sua acção e no seu testemunho, os discípulos de Jesus não podem ser guiados por interesses pessoais, mas sim pelo amor a Deus, ao Evangelho e aos irmãos.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Visita do Conselho Regional Centro JMV

Os admnistradores deste blog vem por este meio avisar que no próximo dia 15 de Fevereiro,o nosso centro local irá receber a visita do Conselho Regional Centro JMV. Eles reunirão entre eles de manhã antes da missa e reunirão com o nosso centro local depois do almoço.


bjinhs e abraços em maria e em vicente

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Um momento de reflexão


Mesmo que te surjam contratempos, afirma hoje, com convicção:
Este dia é bom. Nele vejo condições de bem pensar e agir. Cada hora, cada minuto é abençoado e precioso. Deus, que me vê e protege, dá-me este diapara que eu progrida e seja feliz. Assim, farei das dificuldades um caminho para o meu equilíbrio, do nervosismo um meio de obter a calma e das desavenças uma força para a paz. Estou pronto para amar, descobrindo soluções e conviver com pessoas difíceis.
Dize isso para ti, pois, se dependes dos dias e das suas ocorrências, mais eles dependem de ti e são como sejas ou faças.
O dia é tua fisionomia.
O dia é bom para quem é bom para si mesmo.